Município de Viseu recebe prémio “Inclusão Pelo Desporto”

Distinção atribuída pelo Comité Paralímpico de Portugal entregue esta quinta-feira em Portimão

O Município de Viseu recebe esta quinta-feira, do Comité Paralímpico de Portugal, o prémio “Inclusão Pelo Desporto”, entregue no âmbito das comemorações do seu 11º aniversário, que decorrem em Portimão. Nesta sessão, o Município faz-se representar pela Vereadora do Desporto, Cristina Brasete.

“Trata-se de uma distinção atribuída ao Município, mas que vem reconhecer o trabalho que toda a comunidade viseense tem desenvolvido na promoção do Desporto Adaptado e da Inclusão Ativa”, salienta o presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques.

Recorde-se que no âmbito do VISEU ATIVO – plano de promoção para a Atividade Física no concelho de Viseu – o Município tem procurado orientar a sua ação através de uma estratégia que promova e facilite o envolvimento de todos na prática de atividade.

A par disso, o Município tem procurado estimular a comunidade a desenvolver os seus projetos específicos, apoiando-os através de duas medidas de apoio na área da Inclusão Ativa e Desporto Adaptado, quer ao nível das atividades regulares como dos eventos pontuais, inseridas, pela primeira vez no ano de 2019, no Programa Municipal de Apoio ao Desporto e Atividade Física.

Eventos de Orientação Adaptada, Taça de Portugal de Andebol em Cadeira de Rodas, Torneio de Futsal Adaptado, Prova de Orientação Adaptada, Meeting de Atletismo Integrado, prova de atletismo Corre Comigo, Torneio de Boccia e os 2os. Jogos da ANDDI, entre muitos outros, foram alguns dos eventos que Viseu acolheu/organizou em 2019.

Também na área da formação, o Município continua envolvido com o Congresso de Desporto Adaptado e as Jornadas Inclusivas, ambas em parceria com a Invictus Viseu e Escola Superior de Educação de Viseu, que muito têm contribuído para a melhoria do trabalho desenvolvido pela comunidade Escola e Associativa.

“Não podemos falar de Desporto Adaptado em Viseu sem mencionar o nosso embaixador e atleta paralímpico Mário Trindade. Um atleta de excelência na vertente desportiva e nas suas qualidades humanas. Muito lhe devemos na construção desta visão e na forma como diariamente nos mostra que não existem impossíveis e que todas as barreiras podem ser ultrapassadas. Na sua pessoa elogiamos e agradecemos o trabalho de mais de uma dezena de instituições do concelho nesta área”, conclui o presidente da Câmara.