Unidades de Investigação e Desenvolvimento do Politécnico de Viseu distinguidas com avaliação de relevante

Os resultados do processo de avaliação externa às unidades de I&D (Investigação e Desenvolvimento) do ensino superior português, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), foram conhecidos esta semana.

O processo de avaliação, iniciado em finais de 2017 e inserido no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento, envolveu 224 avaliadores internacionais, oriundos de 26 países, que avaliaram 348 unidades, entre as quais as 4 submetidas pelo IPV.

Estes resultados vêm premiar o trabalho desenvolvido pela investigação no Politécnico de Viseu, por um lado validando o caminho percorrido, por outro contribuindo para impulsionar o projeto educativo e científico do Politécnico de Viseu para novos patamares de excelência.

A estratégia institucional de criar novos centros e unidades de gestão mais focados em áreas de investigação específicas confirma-se agora como determinante no sucesso das classificações e montantes de financiamento obtidos. Relembre-se que anteriormente o CI&DETS funcionava como unidade multidisciplinar e era nessa aceção que era submetido a avaliação.

Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI) – Avaliado com Bom

Coordenado pela Professora Doutora Ana Paula Cardoso, é uma unidade de I&D que tem por missão desenvolver a investigação em educação, assumindo-se como uma estrutura organizativa de coordenação e apoio aos projetos de investigação e de intervenção socioeducativa, desenvolvidos por docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) – instituição de gestão principal –, Instituto Politécnico da Guarda (IPG), Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Politécnico de Viana de Castelo (IPVC), numa visão integrada de colaboração entre instituições de ensino superior. O CI&DEI pretende incentivar atividades interdisciplinares de investigação em rede, através da utilização de diversas tecnologias de informação e comunicação, a fim de desenvolver a cooperação integrada dos seus investigadores, estabelecer uma interface de transferência de conhecimento e tecnologia, promover a ciência e a cultura, bem como a prestação de serviços à comunidade. Acolhe duas unidades de gestão: uma do Instituto Politécnico de Leiria e outra do Instituto Politécnico da Guarda. Tem já 75 investigadores integrados.

Centro de Investigação em Serviços Digitais (CISeD) – Avaliado com Bom

Coordenado pelo Professor Doutor José Luís Abrantes, foi criado pelo Instituto Politécnico de Viseu para realizar investigação aplicada em serviços digitais, abrangendo áreas relacionadas com a ciência da computação, a economia e gestão, a cultura, métodos quantitativos e engenharia eletrónica e mecânica. Pretende-se que o CISeD seja uma entidade referência a nível nacional e internacional em Investigação e Desenvolvimento em Serviços Digitais. O centro tem, desde a sua formação, parceiros como o The Tallaght Institute of Technology da Irlanda e a Fundácion General de la Universidad de Salamanca, bem como, as empresa Bizdirect (grupo SONAE), Softinsa (grupo IBM) e com duas empresas da indústria automóvel: a Faurécia, a PSA Mangualde, e a Tojaltec. Dispõe de 42 investigadores integrados.

Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) – Avaliada com Muito Bom

A Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA: E), acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), é uma unidade avaliada, acreditada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) desde 2004. Desenvolve atividades de I&D a nível internacional e interdisciplinar para responder a problemas complexos, de um modo sustentável e socialmente responsável, ao nível da promoção da saúde, da prevenção da doença e dos cuidados à pessoa doente, incapacitada e em fim de vida. O IPV constitui-se como unidade de gestão desta unidade de investigação de I&D, coordenada pela Professora Doutora Manuela Ferreira, e integra 21 investigadores e 10 colaboradores, maioritariamente da Escola Superior de Saúde de Viseu.

CERNAS – Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade – Avaliado com Muito Bom

Acolhida pelo Instituto Politécnico de Coimbra, é uma unidade avaliada, acreditada e financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem como objetivo produzir investigação nos domínios das Ciências Agrárias, Ciência e Engenharia Alimentar e Ambiente e Sociedade promovendo, assim, o desenvolvimento sustentável de base regional como parte de uma intervenção global. O IPV constituiu-se como unidade de gestão, coordenada pela Professora Doutora Raquel Guiné, com 15 investigadores e 2 colaboradores, maioritariamente da Escola Superior Agrária de Viseu.

O IPV é ainda parceiro de outras unidades de investigação Universitárias e Politécnicas.

Mais informação em: http://www.ipv.pt/ci/