Câmara de Cinfães atribui apoios para fixar médicos de família

Com o objetivo de atrair e fixar médicos de família no Concelho, a Câmara Municipal de Cinfães vai atribuir um apoio mensal, no valor de 200 euros, a cada clínico que venha trabalhar para Cinfães e que não tenha habitação própria e permanente no Município.

“A medicina, a saúde, os médicos de família, os enfermeiros, são peças essenciais na qualidade de vida de uma população”, sublinha o presidente da Câmara de Cinfães, explicando “é preciso assegurar que a assistência médica, sobretudo em populações do interior, seja garantida a tempo e horas, com qualidade, com resposta rápida e eficaz, para que se possa melhorar a qualidade de vida. Bem sabemos, que fruto das políticas desenvolvidas ao longo de muitos anos no nosso país, os meios foram escasseando pelo território nacional. Quando alguma coisa falha, falha mais no interior. Há menos gente e, portanto, há menos profissionais no interior. É preciso de alguma forma, incentivar os médicos para que fiquem nestes territórios do interior”. Razão pela qual “o município de Cinfães entendeu por bem ajudar à fixação desses profissionais criando um regime de incentivos para que possam perceber que o interior também é atrativo, no interior vive-se bem, no interior há qualidade de vida, no interior há cultura, há desporto. Há uma grande oportunidade de eles fazerem carreira”, evidencia Armando Mourisco, acrescentando ainda que “em troca ganhamos qualidade de vida, assistência médica e melhores cuidados de saúde para a nossa população. Felizmente, em Cinfães, nós temos praticamente 100% de cobertura da nossa população em médicos de família”, remata.

Os clínicos abrangidos pelo regulamento municipal de apoio à fixação de médicos de família no Concelho serão contemplados com o incentivo pecuniário no valor de 200 euros, para comparticipar a aquisição ou arrendamento de habitação ou as despesas de deslocação do local de habitação para a Unidade de Saúde. O apoio será concedido pelo prazo de 3 anos, com possibilidade de prorrogação, por períodos de um ano.

Os médicos passarão também a usufruir de um conjunto de benefícios, nomeadamente, a isenção no pagamento de taxas relativas a licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente, incluindo anexos e garagens e a redução de 30% nas tarifas de água, saneamento, e recolha de resíduos sólidos, em habitação própria ou arrendada, permanente, incidindo sobre os primeiros 10m3 de consumo de água. O acesso gratuito às piscinas municipais, cobertas e descobertas, extensivo aos restantes membros do seu agregado familiar, bem como o acesso gratuito aos espetáculos culturais no Município são outras das regalias concedidas, a par do apoio inicial para o encaminhamento jurídico em processos motivados por factos ocorridos no exercício das suas funções.

O regulamento municipal de apoio à fixação de médicos de família no concelho de Cinfães foi publicado em Diário da República no dia 1 de julho de 2019, entrando em vigor no 1º dia útil seguinte ao da sua publicação.

a