Do escudo ao Euro

O escudo foi criado a 22 de maio de 1911 logo após a Proclamação da República pelo Governo Provisório. A nova moeda renovou o sistema monetário português, colocando a unidade monetária portuguesa ao nível dos outros países. A entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE) foi assinada a 12 de junho de 1985, mas só integrou a comunidade a 1 de janeiro de 1986. A transição do escudo para o euro aconteceu no ano de 2002, quando a 1 de janeiro desse ano as moedas e as notas de euro entraram em circulação, tratando-se da maior transição monetária realizada no mundo, envolvendo o setor bancário, empresarial, industrial…

Por Catarina Pinto, Filipa Jesus, Inês Rodrigues, Sara Pacheco e Sofia Martins

Para aprofundar a investigação fomos ao encontro de dois diretores do banco Millenium, Rui Gonilho e João Ramos, que esclarecem como foi a fase de transição do escudo para o euro.

Mas nem tudo correm bem, existiram algumas dificuldades, onde a principal, era a adaptação à nova moeda. Ainda hoje, há pessoas que fazem a conversão da moeda, com a intenção de saber o valor do euro na ‘’moeda antiga’’.

Para saber o que a população pensa sobre isso, fomos à rua falar com elas.

a