Presidente da Câmara de Viseu diz que requalificação do IP3 “é um logro”

Infraestruturas de Portugal informou que o projeto da reabilitação integral da via que liga Viseu a Coimbra só deverá estar concluído em 2021.

O presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, mostrou-se esta quinta-feira “preocupado e desiludido” com as informações sobre a requalificação do Itinerário Principal 3 (IP3), pois segundo a Infraestruturas de Portugal, a reabilitação integral desta via entre Viseu e Coimbra só deverá ter o projeto concluído em 2021.

Em declarações aos jornalistas no final da reunião do Executivo Municipal, o autarca disse que “os viseenses estão a ser vítimas de um logro” e, por isso, “o primeiro-ministro terá que lhes pedir desculpas”.

A informação sobre os timings da intervenção no IP3 foi prestada pelo vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, numa reunião realizada na sede da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, na qual o Município de Viseu se fez representar pelo seu Vice-Presidente, Joaquim Seixas.

“Na melhor das hipóteses teremos o projeto concluído em 2021, o que quer dizer que pelo menos nos próximos quatro anos não teremos a via requalificada. Vamos ter mais estes anos de sacrifício naquela que apelidei da estrada da morte?”, questionou, exortando o Governo a adotar um “procedimento de emergência”, que encurte os prazos da empreitada.

Almeida Henriques recorda que a obra que o Governo adjudicou recentemente, que prevê a reabilitação do troço entre a Lagoa Azul e Penacova, “é apenas um paliativo”, que não vem resolver o problema estrutural do IP3.

“Isto é um logro que é preciso denunciar. Sinto-me zangado e ludibriado, porque foi criada nas pessoas a ilusão que o IP3 seria reabilitado de imediato”, reforçou, lembrando que esta é “uma obra de emergência nacional”.

Almeida Henriques apela à intervenção do primeiro-ministro, António Costa, no sentido de colocar esta empreitada no topo das prioridades. Se não o fizer, “terá que pedir desculpas aos viseenses”, mas “se vier dizer que eu é que estou enganado e que o projeto da reabilitação integral do IP3 estará pronto em 5/6 meses, então darei a mão à palmatória e direi que me enganei”.

a