Politécnico de Viseu acolhe evento sobre violência contra as mulheres

A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) estão a organizar um Ciclo de Seminários no âmbito da Rede Intercultural e Mediação no Ensino Superior (RESMI). O primeiro seminário decorreu no dia 23 de maio e abordou a temática da “Cidadania e Igualdade: Igualdade entre mulheres e homens e igualdade entre mulheres portuguesas e imigrantes no acesso à saúde materna”.

Cidadania e Igualdade: Violência contra as Mulheres/Violência Doméstica é a temática do próximo evento, que decorre no dia 27 de junho, quinta-feira, entre as 17h30 e as 19h, no auditório dos Serviços Centrais do IPV. As comunicações estão a cargo das docentes do Politécnico de Viseu: Cláudia Chaves, Emília Coutinho, Nídia Menezes e Sandra Antunes.

Num contexto de globalização e de progressiva mobilidade humana, caracterizado pela complexidade dos fluxos migratórios, feminização, diversidade, relações e conflitos interculturais, são vários e novos os desafios que se colocam ao nível científico, académico, individual, social e político, decisivos para a convivência social e diálogo intercultural, tornando-se por isso pertinente a análise e a discussão crítica em torno destas questões sociais.

A organização pretende com a realização deste ciclo de seminários suscitar um espaço de debate e reflexão em torno das temáticas: Cidadania e Igualdade; destacar a importância dos temas e preconceitos associados no mundo atual; partilhar saberes e experiências que contribuam para aprofundar os processos, métodos, estratégias e políticas relacionadas com a mobilidade humana, saúde, migrações, igualdade, direitos humanos e relações interculturais. A promoção destas tertúlias visa reunir investigadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas das ciências humanas, sociais, políticas e da saúde, assim como organizações governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, e intervenientes políticos e da sociedade civil que se interessam e trabalham no âmbito do(s) tema(s) deste evento.

Inscrição gratuita, mas obrigatória, em http://www.essv.ipv.pt/