Escola Secundária Viriato acolheu lançamento de “a Atenção”

O Politécnico de Viseu (PV) promoveu no dia 4 de junho, terça-feira, pelas 16h30, na Biblioteca da Escola Secundária Viriato, uma sessão pública a partir de “a Atenção”, de José Manuel dos Santos, o novo livro da PV Editora.

Pedro Ribeiro, diretor da Escola Secundária Viriato, que deu início ao evento com a apresentação de um momento musical interpretado por uma aluna, agradeceu a presença de todos, bem como o desafio lançado pelo PV para a realização deste encontro onde compareceram alunos e professores, e enquadrou a iniciativa como mais uma demonstração da “relação de muita proximidade entre as duas instituições, nomeadamente com a presença de um seu representante no Conselho Geral (José Bastos, vice-presidente do Politécnico de Viseu), protocolos, partilha de concursos e iniciativas conjuntas”. O professor Pedro Ribeiro definiu esta iniciativa como exemplar porque “serve para quebrar barreiras entre os ensinos secundário e superior, sendo também uma ótima oportunidade de aprendizagem para alunos e professores”.

O presidente do Politécnico de Viseu justificou esta sessão em Viseu e, em particular, na Escola Secundária Viriato, após a apresentação inicial do livro “a Atenção”, em Lisboa, como mais um contributo para diferentes formas de relacionamento com as várias escolas da região. “Porquê nesta escola? Porque é uma escola pela qual o Politécnico de Viseu tem a maior admiração”, referiu o professor João Monney Paiva. Reconhecimento consubstanciado “numa constatação, num desígnio e numa convicção: a constatação duma dinâmica inclusiva e holística, percebida nos objetivos perseguidos pela sua direção e pela participação da respetiva comunidade educativa; do desígnio proclamado de que uma escola secundária seja uma porta aberta para o mundo; e da convicção de que o acesso ao conhecimento não é apanágio de nenhum segmento da sociedade, não é prerrogativa de nenhuma condição humana, antes sim do género humano, no seu todo e na sua diversidade”.

A apresentação da temática do livro “a Atenção” esteve a cargo dos professores João Luís Oliva, escritor, investigador e membro do Conselho Editorial da PV Editora, e Liliana Castilho, investigadora, escritora e docente da Escola Superior de Educação do PV.

“O que é a atenção?” Para o professor João Luís Oliva “a atenção pode ser uma ordem, um aviso, uma manifestação de interesse, entre muitas outras formas. Só tendo atenção para com os outros é que podemos suscitar a sua atenção”. João Luís Oliva enfatizou a prevalência do tempo “a procura e a espera do kairós – o tempo certo, seguro, supremo e qualitativo”, em contraponto com o chronos – o tempo linear, sequencial e quantitativo” e do papel fundamental da atenção na génese do processo criativo “só com atenção se pode criar algo”

A professora Liliana Castilho concentrou a sua intervenção na “economia da atenção”. “Qual é o preço da nossa atenção?”, questionou. Para a docente do Politécnico de Viseu “a nossa atenção é um negócio”, disputada intensamente pela publicidade e órgãos de comunicação, que tudo fazem para concentrar o nosso foco, “mas também é um produto”, que se diferencia nos valores consoante a plataforma ou meio onde é difundido. “Produzir informação é o mais fácil, captar a atenção é que se torna o mais complexo. Temos o direito de não prestar atenção”. Liliana Castilho concluiu a sua comunicação afirmando que “nós é que escolhemos aquilo a que queremos dar a nossa atenção”.

No final ainda houve tempo para a participação do público no debate, fazendo comentários e colocando questões.

O livro “a Atenção”, apresentado no dia 23 de maio em Lisboa, reproduz uma conferência de José Manuel dos Santos na primeira sessão do Ciclo Co-Laborar, realizada em 30 de outubro de 2018, no âmbito do projeto “Portugal entre Patrimónios”, que nas palavras de Emília Ferreira, diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), foi “um desafio lançado a várias entidades de norte a sul do país no intuito de se criar uma rede potenciadora de projetos culturais”. Na sessão de apresentação, o autor sublinhou outras perspetivas do tema, como o chamar a atenção das pessoas fazer parte dos processos criativo e comunicativo: “tudo se faz pela conquista da atenção, tudo parece feito para captar a nossa atenção e para nos distrair do nosso ‘objeto de atenção’. Publicitários, media e redes sociais disputam-na e arrebatam-na”. Referiu ainda que na valorização que concedemos às coisas, fruto da nossa educação, percurso de vida e meio envolvente, “damos atenção àquilo que aprendemos a valorizar e valorizamos aquilo a que aprendemos a dar atenção”.

José Manuel dos Santos

Escritor, curador, programador e gestor cultural, José Manuel dos Santos é igualmente administrador e diretor cultural da Fundação EDP, diretor da revista Electra, administrador da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva e diretor da Trienal de Arquitetura de Lisboa. É membro da Comissão Coordenadora do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, coordenador editorial das “Obras de Mário Soares”, na Imprensa Nacional, e membro efetivo da Academia Nacional de Belas Artes e do PEN Clube português.

PV Editora

A PV Editora, uma nova linha editorial do Politécnico de Viseu, lançada a 7 de novembro de 2018, com a obra “Governo e Administração: parentesco relutante, afinidade reforçada”, de António Correia de Campos, tem por missão a promoção da leitura, assente na partilha de conhecimento entre as instituições de ensino superior, e os seus atores, e a população em geral, e ainda na valorização dos escritores da região.