Portugal na Internet

Numa sociedade ainda muito atrasada ao nível das infraestruturas e das mentalidades, a Internet teve algumas dificuldades em impor-se. No final da década de noventa, no nosso país, as televisões privadas davam ainda apenas os primeiros passos. Mas, a partir de abril de 1994, esta situação mudou: num seminário intitulado “Portugal na Internet”, realizado em Lisboa, foi mostrada ao público e aos jornalistas presentes, pela primeira vez, a Internet em funcionamento.

Uma reportagem de Gabriel Pires, Henrique Magno e Pedro Ferreira

Numa primeira fase, esta ferramenta entrou na vida das universidades e dos centros de investigação do país, sendo os professores e os investigadores foram os primeiros portugueses a terem contacto com tal experiência, enquanto o resto da população ainda mal sabia que já se podia comunicar com o outro lado do mundo, através de mensagens enviadas de forma instantânea.

A maneira como as pessoas se expressavam em relação à Internet era, tal como a esta, muito vazia, sendo muito difícil para as mesmas, explicar o que realmente era “aquilo da internet”. Fomos, por isso, procurar, na rua, as diferencias que existem na explicação que hoje fazemos em relação ao que é a Internet, com o objetivo de percebermos o que mudou a cabeça das pessoas no que toca a esta temática.