DIN prevê investir 800 mil euros este ano, o dobro do ano passado

A DIN – Desenvolvimento e Inovação Nutricional comemorou recentemente o II Dia da DIN, um evento interno que reuniu em Santa Comba Dão quase todos os colaboradores da empresa. O objetivo era proporcionar um dia diferente e de convívio entre os funcionários e a administração, ao mesmo tempo que se fazia um balanço do ano de 2018 e se perspetivava o trabalho e os investimentos para este ano.

Cada departamento apresentou dados referentes ao ano passado e os objetivos a cumprir em 2019. Coube ao departamento de Gestão revelar que está previsto para este ano um investimento de 800 mil euros e um crescimento de 7,4%.

Em 2018, a DIN ultrapassou os 10 milhões de euros de faturação, tendo registado um crescimento de 17% face a 2017. O investimento em 2018 foi de 430 mil euros e incidiu, sobretudo, na aquisição de novos equipamentos para o Laboratório de Investigação e Desenvolvimento (LID) da DIN, atualização de material informático, construção de uma rede de combate a incêndios, com um depósito de 45 mil litros de água de reserva para prevenção, entre outros.

A DIN, que fabrica e comercializa pré-misturas e alimentos compostos para animais na fase de iniciação, conseguiu, no ano passado, aumentar a produção em 29%. Em 2018, produziu 3.650 toneladas de pré-misturas e 2.953 toneladas de alimentos compostos.

Nos quatro primeiros meses deste ano, a produção já aumentou 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Janeiro e abril foram os meses que registaram quantidades de produção nunca antes alcançadas. Face ao crescimento, a empresa investiu no alargamento da área de cargas e descargas e prevê também expandir a área de produção.

Com vista a uma melhoria constante dos seus produtos, a DIN está a desenvolver estudos em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a Universidade de Aveiro. O departamento técnico da empresa está também a elaborar uma nova gama de produtos.

A grande aposta do LID é desenvolver técnicas que permitam dar resposta às novas exigências com rapidez e eficácia. Técnicas que se aplicam a áreas da química e microbiologia, quer sejam de alimentos completos ou complementares que se destinam à alimentação animal, quer a alimentos para alimentação humana. Uma dessas técnicas é a utilização de NIR, que permite rapidez, redução de custos e descentralização dos equipamentos para fora do laboratório e serem utilizados pelos clientes nas suas empresas. O laboratório da DIN analisou em 2018, 35.999 amostras e realizou 180 mil ensaios. A direção agradeceu aos colaboradores por estarem presentes no II Dia da DIN e espera que todos continuem com “o mesmo empenho e a mesma dedicação”. “Que daqui a 10/15 anos alguém diga que fizemos um bom trabalho em Santa Comba Dão”, concluiu. No Dia da DIN, diversão não faltou, desde logo com jogos de matraquilhos e depois com um almoço convívio para todos os colaboradores.