Politécnico de Viseu procura soluções de alojamento para estudantes

O Politécnico de Viseu (PV) vai promover no próximo dia 31 de maio, sexta-feira, pelas 9h30, nos Serviços Centrais, uma reunião aberta para debater as condições de alojamento dos seus estudantes. A Pró-Presidência para a Promoção Académica, em estreita colaboração com o Serviço de Relações Internacionais do PV, convidou representantes de várias empresas da cidade ligadas ao setor imobiliário para estudar em conjunto formas de aumentar a oferta de alojamento para os estudantes nacionais e internacionais que se deslocam para Viseu.

O ensino superior e o sistema de ciência e tecnologia têm conhecido em Portugal um processo de internacionalização sem precedentes. A intensificação da mobilidade de estudantes e investigadores estrangeiros é uma das consequências desta situação, com destaque para a duplicação dos estudantes de nacionalidade estrangeira desde o início da década, com números atuais de cerca de 50.000 inscritos, o que corresponde a 13% do total de estudantes de ensino superior.

Esta tendência de internacionalização do ensino superior nacional também se sente no Politécnico de Viseu, onde a captação de alunos internacionais nos últimos anos, em particular nos países da CPLP, tem acompanhado a tendência de crescimento que também acontece a nível nacional.

Uma das missões do Serviço de Relações Internacionais do PV é apoiar os estudantes a encontrarem habitação, o que faz ainda antes destes se deslocarem, até porque em alguns países a emissão dos vistos requer um comprovativo prévio de alojamento. E é a constatação, verificada desde 2018, da oferta de alojamento não estar a acompanhar a procura dos estudantes, que motiva esta iniciativa promovida pelo Politécnico de Viseu com os diversos atores do setor do imobiliário, no intuito maior de diligenciar esforços e encontrar soluções que visem o aumento da capacidade de acolhimento, viabilizando deste meio o crescimento internacional de Viseu, da região e do Politécnico.

O Politécnico de Viseu pretende com estas ações alargar e democratizar o acesso ao ensino superior, num contexto de maior inclusão social e bem-estar dos estudantes, garantindo uma formação de base humanista e solidária.

Os interessados em participar nesta reunião podem obter mais informação contactando diretamente o PV através dos contactos institucionais: 232 480 703/4 ou ipv@sc.ipv.pt