Escola Superior de Tecnologia e Gestão aderiu ao Projeto Marinho

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV) do Politécnico de Viseu foi uma instituição parceira do projeto interdisciplinar Marinho, de Margarida Mestre, organizado pelo Teatro Viriato. Sob o tema “O Mar”, o evento lançou o desafio aos docentes Pedro Baila Antunes e Alexandre Aibéo para desenvolverem duas atividades dirigidas a famílias com crianças pequenas.

O objetivo era estabelecer a ligação entre a água e o ambiente e entre o mar e a astronomia, um local onde a criatividade e a ciência se encontrassem. Desse desafio surgiram “Os rios atravessados pelo Homem até ao mar” e “O Universo a Banhos”.

Pedro Baila Antunes fez uma “apresentação pedagógico-científica performativa”, na qual se apresentou “submerso” na projeção de um rio, contando interactivamente os impactos do Homem sobre o rio.

Alexandre Aibéo levou as famílias numa viagem que começou na praia e terminou em galáxias longínquas. Entre sistemas solares feitos de maçã, lançamento de galinhas de borracha e setas espalhadas por toda a audiência, miúdos e menos miúdos colocaram perguntas, soltaram gargalhadas e aprenderam sobre a força gravítica e o efeito de marés.