Academi@ STEM promoveu atividade em Anadia

Na passada semana, um grupo de 20 alunos da Academi@ STEM, da turma do 5.º F do Agrupamento de Escolas de Mangualde, participou numa atividade nos Jardins do Palácio Condes de Anadia, que lhes permitiu desenvolver competências nas áreas da Ciência e da Matemática.

Para esta atividade foi desenvolvido um jogo que incidiu na procura de determinados pontos com o recurso ao Google Earth, onde o objetivo era encontrar um ponto e assinalá-lo no mapa e nos jardins do Palácio com um QR Code. Posteriormente era efetuada a leitura do mesmo com a utilização de uma aplicação “actionbound” instalada num tablet. Em cada ponto, os alunos tinham de responder a questões relacionadas com as Ciências e a Matemática, nomeadamente, sobre a fauna e a flora, sobre cálculo de áreas, perímetros, volumes, máximo divisor comum, entre outras.

A Academi@ STEM contou, nesta atividade, com a colaboração da Professora Rosa Pinho da Universidade de Aveiro, Mestre em Ciências das Zonas Costeiras e Licenciada em Biologia pela Universidade de Aveiro e Curadora do Herbário do DBio da UA, tendo já desenvolvido atividades na área da Educação Ambiental, envolvendo as escolas e o público em geral, uma vez que os seus interesses de investigação são a Taxonomia das Plantas Vasculares, a Ecologia Vegetal e a Educação e sensibilização Ambiental.

A Câmara Municipal de Mangualde e a Academi@ STEM deixam, ainda, uma palavra de apresso à Família Paes do Amaral pela disponibilização dos Jardins Condes de Anadia e à Professora Rosa Pinho pela sua disponibilidade e colaboração neste projeto.