Cinfães recebe em 2020 Europeu de Corrida em Montanha

Cinfães foi escolhido para acolher a 4 de julho de 2020 o Europeu de Corrida em Montanha, numa candidatura realizada no início do ano, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo à Associação Europeia de Atletismo.

Esta candidatura veio reforçar a aposta do município no desporto e em especial no desporto de natureza, tendo como base o enquadramento natural proporcionado pela Serra do Montemuro e pelos vales dos rios Ardena, Bestança, Cabrum e Paiva que por sua vez desaguam no “internacional” Douro.

Desde 2014 que o Município tem sido palco de várias provas nacionais da corrida de montanha, onde os atletas se têm mostrado cada vez mais impressionados com as condições do concelho de Cinfães. Entre o Douro Verde e as Montanhas Mágicas o desporto de natureza tem assumido cada vez mais um papel impulsionador da dinâmica deste executivo e da economia do concelho.

Esta foi a terceira vez que Portugal foi escolhido, sendo a primeira vez do continente, pois das duas vezes (2002 e 2015) a mesma se realizou na ilha da Madeira. Assim Cinfães vai suceder a Zermatt que acolhe em 07 de Julho deste ano o europeu. Fica ainda na história por ser a 25ª edição desta competição, tendo tido a mesma várias edições e nomes desde 1994.

Com a confiança da Associação Europeia de Atletismo, em conjunto com a Federação Portuguesa de Atletismo vamos ter a oportunidade de reforçar e consolidar Cinfães como destino especial para os desportos de natureza, tirando partido de toda a beleza das nossas paisagens e das condições das diversas infraestruturas entretanto disponibilizadas.

Para esta candidatura contribuíram de forma ativa a confiança demonstrada por diversos parceiros, que foram essenciais com o seu apoio ativo, com destaque para o Governo de Portugal através da Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a Dolmen, Desenvolvimento Regional e Local, entre outros.

Vamos ter uma grande responsabilidade em mãos, sendo que acreditamos na capacidade das nossas entidades e gentes continuarem a ser a força de todas e quaisquer atividades com a sua coragem determinação e capacidade de bem receber.

Mais um momento de afirmação da marca (re)descobrir Cinfães através do desporto, onde cada um e todos serão fundamentais para continuarmos no caminho certo.