Rumo às eleições europeias: o que é preciso saber?

As eleições europeias de 2019 decorrem este domingo, dia 26 de maio, e têm como objetivo eleger os 21 deputados portugueses com assento no Parlamento Europeu.

Por Joana Simões e Michaela Costa

Afinal, o que são as eleições europeias?

O Parlamento Europeu representa os interesses dos cidadãos da UE, e é a única instituição diretamente eleita por estes, representando cerca de 500 milhões de europeus. Os seus membros têm o encargo de controlar e fiscalizar toda a atividade das instituições comunitárias, bem como eleger o presidente da Comissão Europeia. Aprova, também, a legislação para a proteção dos cidadãos e representa-os no estrangeiro, determinando sobre as suas petições.

Os deputados eleitos serão responsáveis, nos próximos 5 anos, por tomar decisões em várias áreas, nomeadamente a da Saúde, da Educação, da Economia, do Emprego, entre outras.

 

Porquê votar?

Votar nas eleições europeias é essencial pois significa ter uma posição de voto relativamente à administração dos assuntos que afetam a vida dos cidadãos europeus.

O Parlamento Europeu toma decisões relativas, por exemplo, ao desenvolvimento da economia, à redução do consumo de energia, etc. Ao votar, é possível escolher quem toma estas decisões e o que elas significam para a construção de um mundo melhor. O não votar, significa não poder participar nessas decisões.

São vários os desafios que, atualmente, a Europa atravessa. Entre eles se destaca a luta contra o desemprego jovem, a questão das alterações climáticas, o terrorismo, entre outros. É necessário que os eleitos saibam lidar com estas questões que afetam a vida de cada cidadão, e contribuir para um futuro melhor.

O exercício do voto constitui a reivindicação dos direitos e princípios democráticos. Assim, a Europa tem de se manter unida de modo a travar o emergir de movimentos de extremistas que se têm vindo a expandir na Europa. O principal objetivo é não voltar a cometer os erros do passado, nomeadamente durante o século XX, em que existiam na europa governos totalitários e fascistas.

 

Como votar?

Em Portugal, as eleições para o Parlamento Europeu terão lugar a 26 de maio de 2019.

Os eleitores em Portugal devem votar na assembleia de voto que corresponda à área da sua residência. Os portugueses podem exercer o direito de voto a partir dos 18 anos.

Este ano, os eleitores elegem 21 eurodeputados, o mesmo número que nas eleições europeias de 2014.

 

 

a