Jornadas Técnicas da DIN juntam especialistas portugueses e estrangeiros

A DIN – Desenvolvimento e Inovação Nutricional vai realizar as II Jornadas Técnicas, nos dias 29 e 30 de maio, no Montebelo Aguieira Lake Resort, em Mortágua.

O evento, restrito a clientes da empresa, irá abordar temas de interesse para a produção pecuária, e vai reunir produtores, parceiros, clientes e especialistas nacionais e estrangeiros, num total de quase 100 participantes. Ao longo dos dois dias, serão partilhadas informações técnicas, esclarecidas questões e apresentados estudos técnico-científicos desenvolvidos pelo departamento técnico da DIN, empresa com sede em Santa Comba Dão que fabrica e comercializa pré-misturas e alimentos compostos para animais.

A receção aos convidados está marcada para as 14h00 e, uma hora depois, José Almeida fala sobre ideias e desafios de liderança. Pelas 16h30, realiza-se uma atividade de team building, que irá abrir o apetite para o jantar.

No segundo dia, os trabalhos começam às 9h30, estando a sessão de encerramento marcada para as 13h15, pouco antes do almoço. Durante a manhã, serão vários os assuntos em debate destacando-se, desde logo, a intervenção de Iara Martins, da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), intitulada ‘Comprar a Portugal – Fileira Agroalimentar’. Da Direção Geral de Alimentação e Veterinária estarão presentes Inês Almeida e José Manuel Costa que irão abordar a utilização de biocidas para a desinfeção da água de bebida para animais, bem como o fabrico, colocação no mercado e utilização de alimentos medicamentosos: estratégias para mitigar o impacto na RAM (Resistência aos Agentes Microbianos).

Do programa consta ainda a palestra de Andres Donadeu, da Tervalis (Espanha), sobre os métodos mais recentes e perspetivas para a produção livre de antibióticos. Elizabeth Schwegler, do Instituto Federal Catarinense, Brasil, fará a sua intervenção através de videoconferência sobre o stress térmico em vacas leiteiras.

O presente e o futuro do controlo de qualidade serão apresentados por Sara Ferreirinha, da DIN. João Moreira, também da DIN, irá explicar a importância da ordem de incorporação de aditivos ao nível de oxidação de vitaminas. Para a administração da DIN, este evento, que teve a sua primeira edição em 2017, é sempre importante na medida em que permite “a partilha de informação, a apresentação de estudos e uma aproximação dos clientes à empresa”.

a