“Tons da Primavera” encheu de cor a cidade de Viseu

Viseu foi o palco da quinta edição do festival de street art “Tons da Primavera”, que teve início no passado dia 9 de maio e terminou ontem, dia 12 de maio. Concertos, oficinas, artesanato regional, e prova de vinhos, foram algumas das atividades que decorreram no Mercado 2 de Maio. 

Por Joana Simões

O concelho de Viseu conta já com 45 intervenções artísticas realizadas em anos anteriores, às quais se juntam, este ano, mais 15 obras. A street art (arte de rua) em Viseu, tem como objetivo demonstrar o trabalho de artistas vindos de todo o mundo, incluindo portugueses residentes na cidade. A técnica de graffiti é um dos meios mais utilizados pelos artistas para espalhar a arte pelas ruas, mas existe, ainda, uma exposição de fotografia inspirada na gastronomia e nos produtos locais.

Uma das criações de arte urbana na cidade de Viseu.

 

O primeiro dia do festival ficou marcado pelo concerto de B Fachada, na Igreja da Misericórdia. Devido às previsões de chuva, a inauguração do festival ocorreu apenas no segundo dia (9), com a presença de Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu. O autarca realçou que é “importante a aposta na cultura e na produção de eventos que por um lado nos permite (população de Viseu) envolver como comunidade, e ao mesmo tempo nos permite ser uma comunidade atrativa”. Elogiou ainda o facto de que eventos como o Tons da Primavera “acabam por ter o efeito de multiplicar, fixar competências e promover o desenvolvimento económico nas diferentes vertentes”.

Abertura do festival, no Mercado 2 de Maio.

 

Ainda no segundo dia, ocorreu a sessão de desenho criativo “Drink & Draw”, e a oficina “Grafiti? Criação de gravura em tetrapack”, organizada pelo Centropontoarte. Os mais novos também tiveram a oportunidade de participar na oficina de “Slime”. Mais tarde, os Capitão Fausto animaram a noite com um concerto que teve lugar na Fonte das 3 Bicas, seguidos do duo Galo Cant’Às Duas.

a