Mangualde apresentou projeto Drives

Decorreu na passada terça-feira, dia 7 de maio, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) um Seminário sobre a temática “Os Municípios na Europa das Regiões”.  

Mangualde participou na sessão, apresentando o projeto Drives -Development and Research on Innovative Vocational Education Skills, no qual são o único município neste projeto europeu de formação para indústria automóvel do futuro.

Elísio Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde, falou do projeto e referiu ainda que “esta é uma clara aposta na valorização e na qualificação da nossa mão-de-obra, dos nossos recursos humanos. Um voto de confiança no nosso tecido industrial”.

O projeto DRIVES – Development and Research on Innovative Vocational Education Skills, contempla quatro milhões de euros, dos quais cerca de 600 mil euros vão chegar a Portugal, trazidos por um consórcio criado pela Câmara Municipal de Mangualde, onde se integram a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, Grupo Antolín, Instituto Politécnico de Viseu, Universidade do Minho, IDESCOM e Eupportunity.

SEMINÁRIO COM EXEMPLOS E ORADORES INTERNACIONAIS

A abertura dos trabalhos ficou a cargo de José António Lopes, especialista em programas de cooperação/ferramentas de financiamento, que falou sobre “Desenvolvimento dos Territórios e a proatividade dos Municípios”. Seguiu-se a intervenção de Hans Schlappa, Programme Director, MSc Leadership and Management in Public Services/Hertfordshire Business School, que abordou a temática “Cities suffering from long term decline”.  Seguidamente realizou-se uma mesa redonda com testemunhos e casos reais onde participaram: Andreas Hollstein, Presidente da Câmara de Altena (Alemanha); Elísio Oliveira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mangualde; e Manoel Batista, Presidente da Câmara Municipal de Melgaço. O encerramento e a conclusão dos trabalhos esteve a cargo da professora Ana Abrunhosa, Presidente da CCDRC.

a