Tons da Primavera será o palco, a pintura e o sabor da cidade de Viseu

Viseu, a cidade-jardim, recebe pela 5ª vez o evento enoturístico do ano: “Tons da Primavera”. De 9 a 12 maio de 2019 a cidade acolhe artistas reconhecidos para a nova edição do Festival de Street Art. O Mercado 2 de Maio será o local de encontro dos concertos, oficinas, Street Food, artesanato regional, à prova de vinhos.

Por Diana Lopes

A arte de rua conhecida como “Street Art” é acolhida por Viseu para demonstrar o talento de artistas brasileiros, portugueses, espanhóis, suecos, africanos até artistas viseenses como é o caso da artista Rosário Pinheiro e Luís Daniel. As artes incluem desde técnicas de graffiti, mosaicos, espelhos e madeira, a frases históricas que retratam a origem da Arte de Rua. Este ano, a rua Formosa e a praça D. Duarte recebem uma exposição de fotografia, nas varandas dos edifícios. Mostram a gastronomia e os produtos viseenses.

A esta arte junta-se a arte musical que através dos concertos, chega ao Mercado 2 de Maio na voz de vários artistas. Capitão Fausto, Orelha Negra e B Fachada são três dos oito artistas que subirão a palco nos quatro dias do Festival.

“Made in Viseu” pode virar moda com o artesanato regional alia-se à venda de produtos, na parte inferior do Mercado 2 de Maio. São “Vários operadores agroalimentares da região de Viseu” que “oferecem uma montra de sabores diversificados, num espaço de compra e venda de produtos, entre eles queijos e tapas, enchidos vários, chás, licores e compotas, doces típicos ou produtos da terra”, detalha o site oficial do evento Tons da Primavera.

O Espaço Dão Petiz é outro local do mercado que realiza oficinas para crianças e para a sua imaginação. Os temas serão “Slime”; “Arte em Papel”; “Vamos fazer um Fantoche?” e “Vamos usar Aguarelas?”.

Para apurar paladares, o Viseu Taste ensinará sobre temas culinários através de showcookings temáticos. A nível das bebidas, a secção “Entre Aduelas e Wine Bar” contará com a presença de enólogos e produtores do Dão para uma prova de vinhos do ano.

Street Food está presente na parte superior do Mercado para a venda rápida de produtos de qualidade. Mas para ninguém se perder neste evento de sabores e estreias, as visitas guiadas estão confirmadas. Mostram as obras artísticas da cidade por comboio turístico, de bicicleta, Tuk-Tuk ou de jipe.

Devido à previsão de chuva para hoje, dia 9 de maio, a inauguração do Festival de Street Art “Tons da Primavera” foi adiada para o dia seguinte, sexta-feira, pelas 18h00, no Mercado 2 de Maio.

 

a