Viseu adoça as 7 maravilhas de Portugal

Sete doces do distrito de Viseu foram selecionados para a 2ª fase do concurso 7 maravilhas doces de Portugal, sendo eles a Castanha de Ovos, o Viriato, as Cavacas de Viseu, as Cavacas de Resende, o Pastel de Vouzela, o Pão de Ló de Milho com Molho de Limão de S. Pedro do Sul e a Pinha D’Ouro de Carregal do Sal.

Por Michaela Costa

Estes doces pertencem a um conjunto dos 140 escolhidos por todo o país que continuam em concurso a nível nacional, sendo que cada distrito ficou restrito a sete iguarias.

O público é responsável pela votação dos doces, em 20 programas que vão ser transmitidos em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. Em cada programa, é nomeado um pré-finalista que passa às semifinais, que no fim são divididos por sorteio em duas semifinais, que serão transmitidas nos dias 24 e 31 de agosto, em direto na RTP1.

Esta edição conta com a participação de um Grande Júri, constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável por resgatar 8 candidatos que se vão juntar aos 20 pré-finalistas selecionados pelo público.Em cada uma das semifinais serão apurados 7 doces, aqueles que tenham mais votos contados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri tem o encargo de comentar e provar os doces.

A Gala finalíssima decorre a 7 de Setembro deste ano e será transmitida também pela estação pública. Dos 14 finalistas selecionados, 7 serão nomeados como 7 Maravilhas de Portugal.

a