Será que os jornais informam a população sobre as Eleições Europeias?

Nos dias dedicados à Comunicação Social (CS) na Escola Superior de Educação de Viseu, alunos do 3º ano do curso de CS apresentaram o trabalho “Cobertura Mediática das Eleições Europeias 2019”, desenvolvido ao longo do semestre na unidade curricular de Assessoria de Comunicação.

Opinião por Hildebrando Sarmento

Um tema interessante, que foi apresentado ao longo de 15 minutos, onde o grupo de alunos mostraram a sua análise de publicações que mencionavam as Eleições Europeias no Jornal do Centro e no Expresso, uma boa opção, que serve para comparar um jornal regional de proximidade com um jornal de grande tiragem.

Os dados recolhidos pelos alunos mostraram que o Jornal do Centro, apesar de ter publicado menos notícias sobre as Eleições Europeias comparativamente com o Expresso, fez duas chamadas de capa, uma a mais que o Expresso. Algo bastante curioso, pois o Jornal do Centro é um jornal regional, mas apesar disso, o Expresso publicou mais notícias sobre as eleições europeias do que o Jornal do Centro, dados que não surpreendem.

De acordo com uma entrevista realizada pelos alunos a um jornalista do Jornal do Centro, com o intuito de perceber o porquê do número de notícias publicadas sobre as eleições europeias ser bastante reduzido, a linha editorial do Jornal do Centro assume-se como um jornal “orgulhosamente um jornal regional”, uma resposta muito lógica, a meu ver, uma vez que um meio de comunicação regional tem de se preocupar em publicar mais notícias regionais do que nacionais ou internacionais.

A participação nas eleições europeias tem sido cada vez menor, apresentando cada vez mais um padrão de decréscimo ao longo dos anos, em 2014, no último ano de eleições registou-se a maior percentagem de abstenção de sempre, com cerca de 57,5%, o que é bastante preocupante, pois é algo que deveria interessar aos países membros da União Europeia.

Por isso, o Parlamento Europeu, tem vindo a criar soluções para reforçar a legitimidade democrática, com a criação de uma plataforma chamada de “desta vez eu voto”, aonde são publicadas informações sobre as europeias. O Parlamento Europeu, concedeu uma subvenção ao Sindicato dos Jornalistas, para reforçar a importância das eleições.

O grupo de alunos mostrou estar bem preparado para a apresentação do trabalho, conseguiram captar e muito bem atenção do público presente na sala e acabaram a apresentação com uma questão que serve como reflexão para a audiência presente: “Será que o desconhecimento de projetos como «uma imprensa livre, uma Europa democrática», que foi financiado pelo Parlamento Europeu, se deveu a falhas na sua divulgação ou se deveu apenas aos critérios de noticiabilidade do Jornal do Centro?”. Esta questão mostra que talvez o Parlamento Europeu não divulge da melhor forma os seus projetos e que têm de refletir sobre a forma como apresentam e divulgam assuntos relacionados com as Eleições Europeias, a maioria da população da União Europeia sabe muito pouco sobre estas eleições e é talvez por isso que a taxa de abstenção seja muito alta.