“Olhar+ Para Quem Cuida” realizou segunda sessão

Decorreu na Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) a segunda sessão de educação para a saúde no âmbito do projeto “Olhar+ Para Quem Cuida”. A iniciativa contou com a presença de 22 cuidadores formais e informais na sessão de educação para a saúde intitulada “Posicionamentos no leito e Transferências”.

A próxima sessão do projeto “Prevenção de úlceras por pressão” está agendada para o dia 8 de maio, pelas 15 horas, nos laboratórios de práticas da ESSV.

Segundo dados da Direção Geral da Saúde, as úlceras por pressão provocam muito sofrimento (físico e psicológico), aumentam a prevalência de infeções, diminuem a qualidade de vida dos doentes e dos seus cuidadores. A prevenção da ocorrência de úlceras por pressão é um desafio e deve ser uma prioridade.

Os cuidadores poderão inscrever-se acedendo ao link elencado na página da ESSV: http://www.essv.ipv.pt/

Outras sessões estão planeadas com temáticas como: “Eliminação – vesical e intestinal” (29 de maio), “Higiene oral” (12 de junho), “Alimentação” (12 de junho), “Prevenção de acidentes/quedas” (18 de setembro), “Gestão da terapêutica” e “Cuide de si próprio” (ambas no dia 9 de outubro).

A entidade responsável do projeto é a Escola Superior de Saúde de Viseu do IPV, tendo como coordenadoras as professoras Rosa Martins e Odete Amaral e o apoio dos estudantes do 4º ano do curso de Enfermagem. Parceiros: Município de Viseu, Juntas de Freguesia, Centro Hospitalar Tondela-Viseu e Agrupamento de Centros de Saúde.