Viseu Marca e associação de hotelaria e restauração promovem cursos

No ano em que Viseu é “Destino Nacional de Gastronomia”, a VISEU MARCA e a Delegação da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal de Viseu vão proporcionar uma série de formações sobre gastronomia e serviços de restauração, direcionadas aos operadores de turismo, hotelaria e restauração, mas também para interessados e potenciais profissionais.

A iniciativa conta com o apoio do Município de Viseu e da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR Dão), tendo ainda como parceiro o CELF – Centro de Línguas e Formação.

Com início a 17 de abril e término a 12 de junho, as temáticas das 10 formações já agendadas vão desde a iniciação em várias línguas a práticas de atendimento e à elaboração de cartas de ementas. Também a gastronomia da região e os Vinhos do Dão estão entre os temas lecionados nas formações.

“Plano de Formação Viseu Sabe Bem 2019” é o nome da iniciativa, inserida no plano de ação 2019/2020 da ação de marketing territorial “Viseu 2019, Destino de Gastronomia”, que contempla 30 medidas de valorização e promoção da gastronomia da região. Também a iniciativa integra o plano de atividades anual da Delegação da AHRESP de Viseu.

As formações são especialmente destinadas a profissionais dos setores da hotelaria, restauração, bares e simulares, mas são abertas a todos os cidadãos interessados. Constituindo pequenos cursos com 3 horas de duração, nas instalações da AHRESP e no Solar do Vinho do Dão, das 15 às 18 horas, abrangem temas tão diversos como “Serviços de Vinhos: Harmonização, Temperaturas e Copos”, “Mise-en-place: Como Preparar, Apresentar e Atrair”, “A Restauração e Alojamento nas Redes Sociais: Práticas e Exemplos” e “Gastronomia Beirã: Identidade e História”, entre outras

Valorizar cultural e economicamente o património gastronómico de Viseu, os seus ativos e operadores, aumentando os níveis do seu reconhecimento, qualidade e reputação é um dos objetivos deste plano de ação, no qual se insere a organização do conjunto de formações do “Plano de Formação Viseu Sabe Bem 2019”.

As inscrições devem ser realizadas junto da AHRESP Viseu através do 232 458 328, do e-mail viseu@ahresp.com ou presencialmente, nas instalações da AHRESP, na Rua da Prebenda, nº72, em Viseu. A participação em cada uma das formações tem o custo de 10 Euros por formando que, depois de realizar a formação, receberá um certificado de participação.

a