Portugal e Espanha unidos na circum-navegação de Magalhães e Elcano

Esta segunda-feira, a vice-primeira ministra do Governo espanhol, Carmen Calvo e o ministro dos Negócios Estrangeiros Português, Augusto Santos Silva anunciaram que vai ser repetida a viagem à circum-navegação de Magalhães e Elcano no âmbito da comemoração dos 500 anos pelos navios “Sagres” (português) e “Juan Sebastián Elcano” (espanhol).

Este programa conjunto teve como assunto primordial a valorização do património ibérico, como força de voltar a realizar a viagem da circum-navegação de Magalhães e Elcano, começando esta pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Filipinas, Brunei, Indonésia, Timor-Leste, Moçambique, África do Sul e Cabo Verde.

Na conferência de imprensa, a cooperação, respeito e união foram os focos principais existentes entre Portugal e Espanha, esclarece Carmen Calvo. A primeira viagem de circum-navegação da rota de Magalhães e Elcano foi recordada por ambos os responsáveis de cada país, mencionado que a viagem vai ser proposta a Património Mundial da Humanidade, entre 2020 e 2021.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, enalteceu as conquistas deste programa conjunto, referindo que “nenhum Homem faria estes feitos sozinho”. O orgulho, incentivo e empenho são alguns valores que aqueles navegadores nos transmitiram aquando na circum-navegação. “Queremos que as pessoas conheçam o que foram esses tempos da história”, destacou Augusto Santos Silva, acrescentando a importância da Conferência Internacional “Oceanos, Conhecimento e Globalização” que se irá realizar nos dois países ibérico em 2021.

Juan Sebastián será o próximo nome do avião A350, até 2022, decisão tomada pela companhia aérea nacional espanhola Iberia. Já no caso português vai ser construída uma réplica das naus de Fernão de Magalhães, para além de Conferências científicas, Seminários temáticos, mapas e a reedições de livros e cartas náuticas.

 

Texto: Inês Azevedo e Jorge Afonso

a