Conferência pôs juventude da Bairrada a pensar

PENSAR BAIRRADA - Foto de JSD Distrital de Aveiro

A segunda edição da conferência “Pensar Bairrada” decorreu no passado dia 29, no Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia. Com o tema “Sectores Tradicionais da Bairrada – O Papel da Juventude”, o evento contou com três oradores de diversos setores e um moderador, Bruno Coimbra, deputado à Assembleia da República).

Pedro Soares (Comissão Vitivinícola da Bairrada), Filipe Castela (Restaurante Pedro dos Leitões) e Paulo Rodrigues (Órbita Miralago) estiveram presentes para partilhar as suas histórias nesta conferência que foi organizada pela Juventude Social Democrata (JSD) de Anadia, Águeda, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos. O evento surgiu por vontade dessas JSD e pelo deputado Bruno Coimbra. “É uma conferência que tem como objetivo pôr a juventude a pensar na Bairrada, ao mesmo tempo que tentamos potenciar o melhor do que se faz nesta região”, conta-nos Filipe Sério, presidente da JSD Anadia.

O tema desta segunda edição esteve ligado a setores de restauração, vitivinicultura e indústria de bicicletas. A escolha do tema e dos respetivos setores prendeu-se com o facto de serem “setores antigos e que, ao longo dos anos, se souberam adaptar às exigências do mercado apesar da forte concorrência existente. Foram setores que se reinventaram mantendo uma matriz tradicional e queremos perceber qual o papel dos jovens na coesão destes setores e, principalmente, qual será o papel que a juventude terá para potenciar ainda mais esses”, explica-nos Filipe.

O Museu do Vinho da Bairrada foi o local escolhido para a realização da conferência devido à sua “centralidade, condições e “também por aquilo que representa para a região da Bairrada”, finaliza o dirigente bairradino da JSD Anadia. O evento contou com a presença de mais 40 jovens dispostos a debater ideias do início ao fim.

Susana Oliveira

Imagem: JSD Distrital de Aveiro