“Nós temos algumas portas que são abertas”

Foi dinamizada, no dia 21 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Armamar uma Sessão de Divulgação do Regime de Voluntariado no Exército para os estudantes do 12.º ano de escolaridade e os jovens NEET – jovens que não trabalham nem estudam.

A atividade, promovida pelo Gabinete de Inserção Profissional, em colaboração com o OPTA (Oportunidade, Promoção e Transformação na Ação) e presidida pelo 1.º Sargento Anunciação, contou com 32 participantes.

As sessões, realizadas uma vez por ano em colaboração com o Centro de Emprego, pretendem expor aos jovens a forma de como estes podem integrar todas as modalidades do exército, entre elas, Regime de Voluntariado (RV), Regime de Contrato (RC), Regime de Contrato Especial (RCE) e Quadro Permanente (QP). “O objetivo é eles saberem o que é que podem vir aqui buscar se entrarem em RV ou RC porque não é só ficar aqui 6 anos, nós temos algumas portas que são abertas e é isso que nós queremos que eles conheçam”, declara o 1.º Sargento.

Durante a ação, Anunciação comenta que “a grande maioria dos candidatos (para ingressar no Exército) são da zona Norte”. Já Castelo Branco, Tomar e a região do Alentejo apresentam uma escassez de jovens interessados.

“Eu acho que é sempre positivo, quanto mais não seja para darmos a conhecer a nossa missão e o que é que temos para oferecer”, afirma o 1.º Sargento Anunciação ao fazer um balanço da sessão com os jovens.

O OPTA é um projeto inserido no Programa Escolhas, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações.