Nova aplicação prevê consultas médicas à distância

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai lançar ainda este ano uma nova aplicação para os utentes que permite realizar consultas através de videochamadas. No entanto, estas consultas apenas se realizarão se o médico estiver disponível. O #dacomunicação foi ouvir a opinião da população viseense sobre esta medida

Joana Pais, habitante de Viseu, duvida do sucesso da aplicação: “Não vai resultar, porque há pequenos pormenores que só é possível perceber se estivermos pessoalmente com o paciente”. Já Paulo Martins tem uma opinião positiva: Teria bastante uso, porque iria facilitar a comunicação e também iria ter algum impacto no dia-a-dia”.

Reduzir a sobrelotação dos hospitais surge como um dos principais objetivos da aplicação. “A aplicação pode não ter grande utilidade, mas pode condicionar e diminuir a sobrelotação no Hospital São Teotónio, disse João Fonseca. Por sua vez, Carina Veloso sustenta que a medida pode resultar entre a população mais jovem. “Se as pessoas aderirem a afluência nos hospitais pode diminuir consideravelmente, algo bastante necessário aqui em Viseu”.

O acesso de todos a esta aplicação surge como um dos obstáculos mais complicado de contornar, especialmente entre a população mais idosa. “Para a população mais idosa, a dificuldade em utilizar a tecnologia é maior, pois estes não estão habituados a utilizar estes instrumentos”, disse José Santos de 35 anos, empregado de café em Viseu.

 

 

Texto: João Morais, Tiago Pestana e Vasco Fernandes

 

a