Os novos órgãos sociais da Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu (AAIPV) tomaram posse. Mauro Pinto, presidente reeleito, deixou a garantia de trabalho e que a ligação com a comunidade é para prosseguir.

Foi com o sentimento de dever cumprido e com energias e ideias reforçadas para o novo mandato que Mauro Pinto se dirigiu ao público presente no auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O dirigente associativo enalteceu o trabalho desenvolvido pela sua equipa no ano transato, que “conseguiu “limpar a casa” e unir as cinco associações do IPV (Instituto Politécnico de Viseu)”, para além de garantir ainda que os projetos iniciados no mandato anterior são para seguir.

“Vamos dar continuidade ao fundo de apoio do estudante, bem como formalizar e materializar a parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa. A colaboração em eventos solidários é o primeiro passo para a ajuda que este ano será feita de uma forma ainda mais assertiva”, assegurou.

Para além desta prossecução de objetivos, o presidente reconduzido aludiu às propostas “que estão no terreno” por parte da AAIPV. “Temos propostas e temos ideias. Uma delas traduz-se no Orçamento Participativo Jovem Escolar, que apesar de ter sido feita a título de aluno, porque o regulamento assim exige, é uma proposta desta Associação”, explicou.

Os novos órgãos sociais da AAIPV apresentam muitas caras novas, que se mesclam com dirigentes que se mantêm do mandato anterior e com historial no associativismo. Esta medida foi tomada mediante a necessidade de “rejuvenescer a Associação Académica. Queremos que sejam estes novos elementos a dar continuidade a este projeto, porque o nosso tempo está a terminar”, salientou Mauro Pinto.

Desse modo, o dirigente associativo garantiu que será fundamental que ao longo do mandato os novos elementos “incorporem o espírito de sacrifício, a abnegação e o gosto por representar todos os alunos do IPV ao serviço da AAIPV, para assim continuar a levar o barco a bom porto”. Aliado a isso, Mauro Pinto deixou uma certeza. “Queremos trabalhar de dentro para fora, para ajudar a criar uma imagem mais positiva sobre os estudantes”, declarou.

A ligação entre a AAIPV e a comunidade é um aspeto que o aluno do curso pós-laboral de Gestão de Empresas não descurou. Mauro Pinto asseverou que “quer continuar a trabalhar com a Câmara Municipal de Viseu e com o IPV”. Uma ideia foi recebida com agrado por ambas as instituições, que deram luz verde à conexão.

Em representação do município, Cristina Brasete, vereadora da educação, afirmou que “os estudantes são o futuro e podem contar comigo para o que entenderem. Vamos estar de mãos dadas para tentar construir o que eles pretendem”. Por seu turno, Pedro Rodrigues certificou que a AAIPV “sabe que da parte do Instituto tem todo o apoio”.  O vice-presidente do IPV aproveitou ainda para louvar a continuidade de Mauro Pinto à frente da AAIPV. “Na minha perspetiva, esta continuidade faz todo o sentido”, afirmou.

Para além de Pedro Rodrigues, o IPV esteve ainda representado por José Bastos vice-presidente, João Paulo Balula, presidente da ESEV, e Paulo Mendes, presidente da Escola Superior de Tecnologia de Viseu. Nota ainda para a presença de Fernando Sebastião, antigo presidente do IPV, Jorge Garrido, fundador da AAIPV, Beatriz Ferreira, representante do Instituto Português do Desporto e Juventude, e de Tiago Diniz, presidente da Federação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Superior Politécnico.

Texto e imagem: João Miguel Carvalho