Imaginarius encheu as ruas em Santa Maria da Feira

imaginarius

Nos dias 20 e 21 de Maio ocorreu a 16.ª edição do Imaginarius- Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, que recebeu cerca de 45 mil espectadores. Apesar da chuva intensa na segunda noite, o festival registou uma afluência crescida até ás 21h00, uma altura em que foram cancelados alguns espetáculos. Tradicionalmente a segunda noite é a que regista a maior afluência de público, o que não aconteceu esta edição devido ás condições metereológicas adversas.
Durante o primeiro dia registou-se a presença de 30 mil espectadores, enquanto no segundo dia cerca de 15 mil espectadores marcaram presença durante a tarde.
A companhia espanhola Cia Moveo venceu o concurso internacional de artistas emergentes Mais Imaginarius 2016 com o espetáculo “ Tu Vas Tomber” e está assegurado o seu regresso a Santa Maria da Feira para desenvolver uma criação em residência, decorrente da atribuição do 1.º prémio pelo júri internacional, a estrear no Imaginarius 2017.
A 17.ª edição do Imaginarius terá lugar nos dias 26 e 27 de Maio do próximo ano no centro histórico de Santa Maria da Feira será antecedida pela realização do FRESH STREET#2, o maior seminário europeu para profissionais das Artes de Rua, nos dias 24,25 e 26 de Maio de 2017, no Europarque.
A edição portuguesa do FRESH STREET terá como foco um vasto conjunto de temáticas em torno da sustentabilidade e inovação nas Artes de Rua. O programa do seminário será desenvolvido pelo grupo de trabalho, coordenado pelo festival Imaginarius, ao longo dos próximos meses e anunciado no outono deste ano, altura que terá início o registo de participantes do encontro.

Joel Magina

Imagem: Município de Santa Maria da Feira

a