Academi@ STEM Mangualde visitou Patinter

A Academi@ STEM Mangualde voltou a promover uma visita de estudo, deste feita à empresa Patinter. A visita decorreu no dia 7 de março e participaram cerca de 20 alunos da turma piloto do 7.º ano. Depois de efetuada a apresentação da empresa, os alunos assistiram a um vídeo, onde puderam observar o percurso/ trajeto de um camionista desde que sai da Patinter (Mangualde) até ao seu destino, Inglaterra.

Durante esta visualização foram respondendo a um questionário online (Google forms), cujo objetivo foi trabalhar os conteúdos das disciplinas de Matemática, Física e Química e Ciências. Visitaram ainda a sala de gestão de tráfego – onde em tempo real é possível acompanhar a situação em que se encontra cada veículo pesado -, através de um sistema de localização e comunicação por satélite. Ficaram a conhecer também as instalações exteriores, nomeadamente a ETAR que a empresa tem em funcionamento para tratamento de águas residuais da lavagem dos veículos. Esta água, depois de tratada, é novamente reutilizada na lavagem de toda a frota, composta por mais de dois mil veículos.

A Patinter é uma empresa que se preocupa com o planeta, para isso investe numa frota moderna de última geração, onde 99% dos veículos respeitam as normas europeias ambientais. Apostam ainda na formação de motoristas e na tecnologia para reduzirem o nível de emissão de CO2/Km, ou seja, veículos pesados mais económicos, com motores menos poluentes. Os alunos puderam conhecer o interior de um dos tratores, onde observaram toda a tecnologia de última geração instalada na frota que a Patinter possui. Usufruíram ainda de um passeio em trator pelo parque da empresa. No final foi plantado, pelos alunos, um carvalho nas instalações da empresa como símbolo da parceria entre a Patinter, SA e a Academi@ STEM de Mangualde.