Chuva não impediu a 4.ª edição da Feira Medieval

ebis

Realizou-se, no passado dia 28 de maio, a 4.ª edição do Mercado Quinhentista, na EBIS Jean Piaget, em Vila Nova do Campo, Viseu. Trata-se de uma atividade cheia de história, animação e diversão que contou com a participação de alunos, funcionários e docentes da escola, assim como dos artesãos das freguesias que entraram em parceria com a atividade.
Houve grande adesão por parte dos visitantes, que não se deixaram afetar pela chuva que esteve presente durante todo o dia. A diretora da EBIS, Cristina Brasete, afirmou que “é muito frustrante para estes jovens que fazem tudo isto nesta euforia” saberem que a Feira Medieval não seria realizada por causa da chuva, “até porque é tão ou mais importante este percurso que se faz ao longo destes meses todos de preparação, como o dia em si”.
Cristina Brasete, refere ainda “dois objetivos fundamentais” para a realização desta feira, sendo que “o primeiro tem a ver com a aprendizagem de uma época de história”, reforçando, assim, a inexistência de objetivos económicos e, o segundo passa pela parceria entre as localidades envolventes com a escola, que segundo a diretora trazem “ a vida das terras dos alunos à EBIS”.
Ao longo do dia foram apresentadas várias atividades relativas à época dos Descobrimentos, sendo esta a temática desta edição. Também a ceia contou com a tradicional sopa de pedra, confecionada e servida pelos alunos. A quarta edição do Mercado Quinhentista contou, igualmente aos outros anos, com barraquinhas e produtos típicos da época medieval, assim como os trajes usados e feitos pelos participantes, o que contribuiu para o realismo do evento.

Joana Rodrigues (texto e foto)