Bombos “Parentes de Teivas” marcam presença no Carnaval de Negrelos

Realizou-se na passada terça-feira, 5 de março, o 39º desfile de Carnaval de Negrelos em São Pedro do Sul.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, as condições meteorológicas pelas terras do padroeiro do tempo não foram as melhores. Mas não foi a chuva que impediu que a folia saísse às ruas de S. Pedro do Sul.

No desfile, que começou em Negrelos, estiveram presentes grupos de bombos como o Grupo de Bombos e Tarolas de Negrelos e os Zés Pereiras “Parentes de Teivas”, muito conhecidos na cidade de Viseu. A Fanfarra dos Bombeiros de Oliveira do Hospital abriu o cortejo.

Entre os 10 carros alegóricos, em que os temas foram desde uma menção à greve de enfermeiros, a uma referência ao programa da SIC “Carro do Amor”, a figura icónica da Disney, a “Minnie” também teve lugar para brilhar.

Para além dos grupos de bombos e carros festivos, fizeram ainda parte do desfile gigantones e cidadãos que se quiseram juntar e fortalecer esta tradição.

O desfile, que se realiza desde 1980, surgiu pela primeira vez por iniciativa de um grupo de moradores de Negrelos – localidade da freguesia de S. Pedro do Sul, é atualmente organizado pela Associação Cultural e Recreativa de Negrelos (ACRN). Apesar das dificuldades, continua a realizar o cortejo carnavalesco, não só para animar os sampedrenses, mas para honrar os fundadores deste desfile que já não estão entre a população.

 

Texto e imagens: Anita Almeida

a