Fausto Reis apresenta o seu primeiro livro

tempos sem fim

No passado dia 21 de maio, Fausto Reis esteve na Feira do Livro de Pinhel a apresentar a sua primeira obra, “Tempos sem fim”. Esta centra a sua ação na cidade Falcão e conta com vários testemunhos da região acerca do fenómeno da emigração que ocorre na Beira Alta.

A apresentação iniciou-se por volta das 16h00 e contou com a presença de inúmeros amigos e conhecidos do autor. Nascido em Viseu, a 4 de Junho, Fausto Reis licenciou-se em gestão pela Universidade Católica, e tem uma pós-graduação em Bancas, Bolsas e Seguros pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Trabalhou durante quatro anos na Suíça e foi aí que se deparou com várias realidades culturais existentes. Conheceu Pinhel em trabalho e deparou-se com o tecido político, económico, social e etnográfico da cidade.

O autor da obra escolheu o concelho de Pinhel para centrar a sua ação, pelo seu registo migratório, no entanto considera que todas as aldeias do interior tem uma história semelhante. O conselho de Pinhel distinguia-se, porém, pelo registo de apeadeiros e transportes onde a maioria dos emigrantes viajou até à fronteira.

O livro apresenta três vertentes temáticas: a mulher, a política e o amor. Além disto conta histórias onde a saudade e o amor são protagonistas.

Cristiana Pina

Imagem: Município de Pinhel