Cineclube de Viseu apresenta “Aparição” de Fernando Vendrell

Na passada terça-feira (dia 26) o CineClube de Viseu apresentou pelas 21 horas, o filme “Aparição” de Fernando Vendrell baseado na obra literária de Vergílio Ferreira.

Esta iniciativa faz parte do Projecto 100% Alternativo, dinamizado pelo Cineclube de Viseu e pelo Instituto Politécnico de Viseu.  Tem como objetivo apresentar a diversidade humana e cultural.

Cada sessão conta com a presença de um comentador convidado que analisa o filme a exibir.

A “Aparição” de Fernando Vendrell contou com o comentário de Luís Miguel Morgado, autor da obra “Literatura e cinema – Vergílio Ferreira e o espaço indizível”.

Luís Miguel Morgado salientou a importância que Fernando Vendrell teve no reconhecimento da obra de Vergílio Ferreira destacando que “Vergílio já merecia ser revisitado e Fernando Vendrell fez esse reconhecimento muitíssimo bem.”

Destacou a importância do cinema e desmistificou o paradigma de que uma adaptação cinematográfica de um livro deve de ser igual. “ Uma adaptação de um livro ao cinema é a visão que o realizador tem da obra e nunca devemos ficar presos ao que lemos.”, acrescentou Luís Miguel Morgado.

O auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu ficou lotado de alunos, professores e amantes de cinema.

A próxima sessão será na última terça-feira do mês de Março com a apresentação do filme “Fahrenheit 11/9” de Michael Moore.

Texto e imagens: Ana Margarida Caçador