Porto sai de Tondela com 3 pontos e reforça a liderança do campeonato

Jogo marcado pelas diversas alterações forçadas na equipa de Sergio Conceição, nomeadamente Militão, castigado disciplinarmente, e Danilo e Soares, os recém lesionados que se juntam ao lote já anteriormente conhecido de Marega e Aboubakar, não prejudicando o resultado da equipa do FC Porto que somou mais 3 pontos. Na equipa de Pepa, destaca-se o regresso do central Ricardo Alves.

Na passada sexta feira, dia 22 de fevereiro, o CD Tondela recebeu, no estádio João Cardoso, a equipa do FC Porto. Os auriverdes entraram mais a medo do que é habitual no seu reduto, não conseguindo contrariar o domínio inicial da equipa portista que, buscando desde cedo o golo, deteve a primeira oportunidade de perigo proporcionada por Pepe, logo no segundo minuto de jogo, num canto de Alex Telles. Adrian López cabeceia para defesa de Cláudio Ramos, que retira a bola da cabeça do central portista conseguindo este apenas um cabeceamento de raspão por cima da barra.

A equipa de Sérgio Conceição continua mais forte, chegando ao golo no minuto 11 num livre marcado por Óliver Torres para a grande área tondelense, sendo a bola cortada por um defesa da casa encontrando Herrera que, não conseguindo rodar sobre o jogador adversário, acaba por fazer uma assistência a Pepe que rematou para o fundo das redes do Tondela.

A primeira ocasião de perigo por parte da equipa de Pepa surge ao minuto 35, protagonizada por Tomané que, passando num primeiro momento por Felipe, remata à figura de Casillas que com uma defesa apertada afasta a bola.

Intervenção inesperada da equipa médica do Tondela após a lesão de Jaquité, que foi retirado diretamente para os balneários, obrigando Pepa à primeira substituição do jogo.

FC Porto mais pressionante e com mais oportunidades de golo vence ao intervalo pela  margem mínima.

Segunda parte inicia-se com um mau alívio por parte de Ricardo Costa, após cruzamento de Corona, que ressalta para a entrada da grande área sobrando para Óliver Torres que, com um pontapé de ressaca, faz um remate certeiro com a bola a bater no poste direito e a entrar sem dar hipótese de defesa a Cláudio Ramos.

Ao minuto 60 nova oportunidade de golo para os dragões: Cláudio Ramos ia sendo traído pelo seu colega de equipa Ricardo Costa que, involuntariamente, corta a bola em direção à sua baliza obrigando o guardião tondelense a uma defesa apertada.

Nova lesão, desta vez do lado da equipa do Porto, levando a nova substituição forçada com saída de Manafá e entrada de Maxi Pereira.

Porto domina por completo a segunda parte conseguindo aumentar a vantagem ao minuto 74, numa jogada de pleno entendimento entre os jogadores portistas, iniciada por Adrian López, e terminada com uma assistência do número 8 portista para a finalização de Herrera encostando a bola para uma baliza deserta.

Numa última jogada perigosa por parte da equipa de Sérgio Conceição, Otávio perde a chance de aumentar a vantagem no marcador com um remate por cima da barra na cara de Cláudio Ramos.

Partida finalizada com vitória da equipa visitante por 3 bolas a 0, mantendo-se na liderança do campenato com 57 pontos, partindo para o clássico com vantagem perante o SL Benfica.

CD Tondela mantém-se com 23 pontos, na 12.ª posição da tabela classificativa, num jogo pouco conseguido por parte da equipa beirã que vacilou na ligação entre os setores não conseguindo, salvo uma ou duas exceções, incomodar Iker Casillas.

 

Ficha de jogo

CD Tondela

11 inicial: Cláudio Ramos; Jaquité; Xavier; Juan Delgado; Sergio Penã; Moufi; Tomané; Ricardo Costa; Joãozinho; Bruno Monteiro; Ricardo Alves

Suplentes: Pedro Silva; Ícaro Silva; Tembeng; João Pedro; Pité; Murillo; Arango

Substituições: Sai Jaquité e entra João Pedro (42’); Sai Xavier e entra Pite (59’); Sai Juan Delgado e entra Jhon Murillo (69’)

Treinador: Pepa

 

Fc Porto

11 inicial: Iker Casillas; Óliver Torres; Manafá; Alex Telles; Herrera; Corona; Adrian Lopez; Otávio; Felipe; Pepe; Fernando Andrade

Suplentes: Vaná; Maxi; Bruno Costa; Hernâni; Brahimi; Mbemba; André Pereira

Substituições:  Sai Manfá e entra Maxi (69’); Sai Fernando Andrade e entra Brahimi (70’); Sai Herrera e entra André Pereira (74’)

Treinador: Sérgio Conceição

 

Texto: Marta Santos

Imagens: CD Tondela

a