Bolsa Manuel de Oliveira: futuro risonho para jovens cineastas

film-camera-1425843

Depois da campanha institucional “Um século de energia por Manoel de Oliveira”, a EDP anunciou recentemente uma nova bolsa de formação para estudantes portugueses, de cinema ou artes audiovisuais. Esta ajuda ronda os 50 mil euros e foi batizada com o nome do cineasta português, Manoel de Oliveira.
A bolsa de formação é uma oportunidade única para jovens cineastas portugueses investirem e apostarem na sua formação na área do cinema, produção, direção ou realização sendo o objetivo principal “a qualificação dos jovens cineastas e, desejavelmente, desenvolver talentos que possam perpetuar a projeção nacional e internacional”, afirma a empresa, em comunicado.
Os interessados em participar têm que estar a frequentar uma licenciatura ou mestrado nas áreas do cinema ou artes audiovisuais, numa instituição portuguesa ou estrangeira, sendo apenas necessário uma prova da nacionalidade portuguesa. As candidaturas estão abertas até dia 18 de Julho, e os interessados precisam de apresentar um filme original, documental ou ficção, em formato vídeo e com a duração máxima de 6 minutos.
O júri, composto por figuras ligadas ao cinema e á EDP, irá avaliar os trabalhos com especial atenção aos filmes ou documentários que prossigam o estilo neorrealista, universo muito usado por Manoel de Oliveira, no entanto, respeitarão sempre a liberdade criativa dos participantes.
Para mais informações sobre a bolsa Manoel de Oliveira, consulte o regulamento em www.edp.pt.

Ana Formigo

Imagem: FreeImages.com/Goran Anicic

a