Diana Bouça Nova fala sobre o seu percurso no Politécnico de Viseu

O Politécnico de Viseu leva a efeito no próximo dia 21 de fevereiro, a partir das 14h30, mais uma edição do ciclo de conferências denominado Próximo Passo – Apoio à Inserção na Vida Ativa. O evento tem como intuito maior informar, esclarecer, partilhar experiências e apontar caminhos para que o passo seguinte, o de preparação e inserção no mercado de trabalho dos alunos finalistas do IPV, possa ser dado ainda com mais confiança.

Esta segunda sessão – a primeira decorreu em dezembro na ESTGL – vai ter como palco o auditório da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Após a sessão de boas-vindas e apresentação do certame, com a presença do presidente da ESEV, João Paulo Balula, seguem-se três painéis.

O primeiro, “O Caminho da Inserção na Vida Ativa”, versa os serviços de apoio que o Politécnico de Viseu disponibiliza aos seus estudantes na inserção na vida ativa, através do SIVA, uma valência institucional que promove a empregabilidade e integração profissional dos estudantes e diplomados, através da bolsa de emprego e informação de ofertas de emprego. O Serviço de Inserção na Vida Ativa proporciona também o acesso a experiências de estágio e a formação de desenvolvimento profissional e apoia os candidatos na elaboração de um curriculum vitae e carta de candidatura ou preparação para uma entrevista profissional.

A comunicação seguinte, “Um Outro Caminho: Mobilidade Internacional”, a cargo dos Serviços de Relações Externas do IPV, releva oportunidades de mobilidade do Programa Erasmus+, que podem proporcionar oportunidades únicas de realização de um período de estágio no espaço europeu para recém-licenciados. Uma experiência internacional de desenvolvimento pessoal e profissional, com vários exemplos de criação de emprego.

A terminar o painel, “Percursos Partilhados” é o momento consignado no programa destinado ao testemunho de diplomados do Politécnico de Viseu que já se encontram inseridos no mercado de trabalho, que visa a partilha de experiências profissionais, conselhos, informações e “dicas” relevantes que possam facultar aos alunos finalistas metodologias a seguir no percurso de inserção na vida ativa. Depoimentos com assinatura de Diana Bouça-Nova, licenciada em Comunicação Social e jornalista da RTP; e João Luís Esteves, licenciado em Professor do Ensino Básico, variante de Educação Física, docente doutorado da ESEV.

Após as comunicações, espaço de debate reservado aos alunos presentes para que possam colocar questões e solicitar esclarecimentos ou informação adicional. A moderação está a cargo de Véronique Delplancq, coordenadora do Gabinete de Cooperação Interinstitucional da ESEV.

Inscrições em: https://goo.gl/forms/B6R5hFvXoYIPJ58Z2