Aniversário da Biblioteca Municipal de Viseu com programa especial

Arrancou no dia 30 de maio o 14º aniversário da Biblioteca Municipal de Viseu, um evento que vai decorrer até 3 de Junho e que conta com entrada gratuita. A programação envolve diversas atividades que se dirigem aos mais novos e aos avós visienses. A apresentação do “Prémio de Poesia Judith Teixeira” marcou o segundo dia da comemoração.

13332805_1085805588124861_8038809882103012235_n

Para os mais graúdos e para os mais jovens o evento arrancou por volta das 14h30. Foi apresentado o projeto Clube de Leitura “Avós a ler”, que visa treinar a memória e o raciocínio através da leitura. Para os mais novos, não faltou animação, com a sessão “As coisas que o saco diz”, contos narrados por Mariana Machado.
No dia 31, segundo dia do evento, as atividades iniciaram às 10h00, com a exibição do percurso da Biblioteca Municipal de Viseu desde o legado de António Nunes de Carvalho, em 1863, até à atualidade. À mesma hora o público infantil pode assistir ao Teatro de Marionetas “O canteiro dos Livros”, uma adaptação do conto de José Jorge Letria.
Durante a tarde, as atividades incluíram visitas guiadas ao fundo Antigo e Reservados, teatralização de histórias tradicionais portuguesas, adaptadas por António Torrado, e cinema para os mais novos, com o filme “Minions”. Foi ainda apresentado o “Prémio de Poesia Judith Teixeira”, poetisa nascida na cidade de Viseu em 1880. Em parceria com a editora Edições Esgotadas, a Câmara Municipal de Viseu apresentou o prémio, que tem como objetivo galardoar uma obra inédita, nunca antes publicada, portuguesa, facilitando a edição por parte de autores.
Os últimos dias serão dedicados ao teatro e a espetáculos musicais, onde os mais novos serão o público-alvo. O fecho da 14.ª celebração da Biblioteca Municipal, D. Miguel da Silva acontece no dia 3 de junho com a temática do Ambiente e Educação para a Cidadania.

Ana Filipa Ferreira

Imagem: Edições Esgotadas

a