“O futuro é algo que vamos construindo”

Realizou-se esta quarta-feira, 9 de janeiro, na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), a segunda edição do TEDxESEV. O evento organizado por alunos do curso de Comunicação Social teve como tema “You are the future”.

A primeira parte da segunda edição do TEDxESEV contou com a participação de Luís Nunes, João Paiva e Nicolau Tudela. O primeiro orador da tarde foi Luís Nunes que deixou uma mensagem à plateia. Segundo o consultor e docente de Comunicação e Marketing “o futuro não é algo que nos acontece, é algo que vamos construindo”. Neste sentido, focou o seu discurso no seu percurso de vida e nas diversas formas de como foi desenvolvendo a sua vida profissional.

Também João Paiva destacou o seu trajeto pessoal e profissional. O antigo aluno da ESEV falou sobre o sonho de mudar o mundo e da consciência de que não o conhecia. Deste modo, decidiu realizar um Gap Year pelo continente americano e, mais tarde, enfrentou novas mudanças quando entrou no mercado de trabalho. Para o jornalista da TVI “a mudança faz-nos ter de continuar a aprender”. Ao finalizar a sua apresentação, João Paiva fez uma pergunta ao público, dando de imediato uma resposta. “O que é vocês querem fazer com o vosso futuro? Eu dou-vos já a resposta: o que quiserem!”

O terceiro orador da tarde foi Nicolau Tudela, diretor de arte de rádio e de televisão na RTP e professor na ESEV. Intitulando-se como “pintor”, não quis fugir da arte durante a sua apresentação. Assim, focou-se no mar e na poesia, mostrando como estes temas o inspiraram para criar a campanha identitária do Festival da Eurovisão, realizado em Portugal no ano de 2018.

Texto: Catarina Duarte