Mangualde assinalou Dia Internacional do Voluntariado

A Câmara Municipal de Mangualde, através do Banco Local de Voluntariado, proporcionou uma visita aos seus voluntários, como forma de assinalar o Dia do Voluntariado (assinalado mundialmente a 5 de dezembro). A ação aconteceu esta terça-feira, 11 de dezembro, numa visita ao Centro de Dia e Lar de Santana d’ Azinha, situado na Guarda. A vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, acompanhou a ação.

A iniciativa pretendeu enaltecer o trabalho individual de cada voluntário que, em todas as suas missões, trabalham em prol da paz global e do desenvolvimento humano sustentável, atuando como agentes de mudança nas suas comunidades.

A autarquia louva o trabalho de cada voluntário, pela dedicação e resiliência demonstrada e comprometida na transformação da realidade social. Mangualde gratifica ainda, a hospitalidade à Direção e a todos os colaboradores da Associação. «Obrigada por terem compartilhado o que temos de mais precioso: amor, respeito, felicidade, conhecimento, tempo e humildade.», considerou a vereadora.

O Centro de Dia e Lar de Santana d’ Azinha é uma Associação de solidariedade social que desenvolve atividades, sobretudo, de apoio à terceira idade, mas também direcionadas para pessoas desfavorecidas ou em situação de isolamento social do concelho da Guarda. A Associação dispõe de uma estrutura residencial para pessoas idosas, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.

 

DIA DO VOLUNTARIADO É ASSINALADO A 5 DE DEZEMBRO

Instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1985, com o objetivo de incentivar a participação voluntária em todo o mundo e, simultaneamente, reconhecer o importante trabalho desenvolvido por todos os Voluntários, este dia reforça a importância da valorização de todos os membros da sociedade civil que se aliam, de forma livre e espontânea, para prestar um apoio contínuo aos indivíduos mais desfavorecidos e vulneráveis da sua comunidade.

O voluntariado é um ato de cidadania, sendo cada vez mais uma componente importante no percurso de vida das pessoas, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo. Para o Voluntário é também um ato recompensador, ajudando a alcançar o sentimento de autorrealização.

 Este ano, o temo da efeméride foi “Voluntários constroem comunidades resilientes”.

a