Politécnico de Viseu ajuda alunos a dar o “próximo passo”

O Instituto Politécnico de Viseu leva a efeito no próximo dia 13 de dezembro a primeira edição do ciclo de conferências denominado “Próximo Passo – Apoio à Inserção na Vida Ativa”. O evento tem como intuito maior informar, esclarecer, partilhar experiências e apontar caminhos para que o passo seguinte, o de preparação e inserção no mercado de trabalho dos alunos finalistas do Politécnico de Viseu, possa ser dado ainda com mais confiança.

A primeira sessão decorre no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) a partir das 11h00 horas. Após a sessão de boas-vindas e apresentação do certame, com a presença do presidente da ESTGL, professor José Paulo Lousado, seguem-se três comunicações. A primeira, “O Caminho da Inserção na Vida Ativa”, versa os serviços de apoio que o Politécnico de Viseu disponibiliza aos seus estudantes na inserção na vida ativa, através do SIVA, uma valência institucional que promove a empregabilidade e integração profissional dos estudantes e diplomados, através da bolsa de emprego e informação de ofertas de emprego. O Serviço de Inserção na Vida Ativa proporciona também o acesso a experiências de estágio e a formação de desenvolvimento profissional e apoia os candidatos na elaboração de um curriculum vitae e carta de candidatura ou preparação para uma entrevista profissional.

A comunicação seguinte, “Um Outro Caminho: Mobilidade Internacional”, a cargo dos Serviços de Relações Externas do IPV, releva os programas de mobilidade do Programa Erasmus+, que podem proporcionar oportunidades únicas de realização de um período de estágio no espaço europeu para recém-licenciados em uma das 85 instituições de ensino superior de 22 países com protocolo com o Politécnico. Uma experiência internacional de desenvolvimento pessoal e profissional, com vários exemplos de criação de emprego. A terminar o painel, “Percursos Partilhados” é o momento consignado no programa destinado ao testemunho de diplomados do Politécnico de Viseu que já se encontram inseridos no mercado de trabalho, que visa a partilha de experiências profissionais, conselhos, informações e “dicas” relevantes que possam facultar aos alunos finalistas metodologias a seguir no percurso de inserção na vida ativa. Um depoimento com a assinatura de Ana Pais, licenciada em Gestão Turística, Cultural e Patrimonial pela ESTGL, hoje CEO da empresa Beesweet.

Após as comunicações, espaço de debate reservado aos alunos presentes para que possam colocar questões e solicitar esclarecimentos ou informação adicional. A moderação está a cargo da vice-presidente da ESTGL, Sandra Antunes.