Conversas sobre Publicidade e Propaganda na ESEV

A iniciativa “Encontros de PRP: Conversas sobre Publicidade e Propaganda” realiza amanhã, dia 13 de dezembro, no Auditório da Escola Superior de Educação de Viseu. A sessão contará com a presença de Ivone Ferreira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, pelas 10h30. A docente falará sobre “A linguagem multissensorial da publicidade televisiva”. A partir das 14h30,  Hélder Prior, professor do Departamento de Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa, abordará a temática “Comunicação Política, Propaganda e Spin Doctoring: de Cícero ao Príncipe Mediático”.

Ivone Ferreira é professora auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde integra o corpo docente da área de especialização em Comunicação Estratégica. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI) com a tese “A publicidade como género retórico. De uma retórica da persuasão para uma retórica da sedução”, é professora do ensino superior universitário e politécnico desde 2006.

Entre 2014-2016 coordenou a licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu, depois de ter passado pela UBI, Universidade Lusófona do Porto e Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC. Investigadora integrada do CIC Digital, é  diretora da revista digital Rhetorikê, membro do conselho editorial de várias revistas científicas nacionais e editora da revista Media & Jornalismo nº 34 subordinada à Publicidade.

Hélder Prior é professor de Comunicação Política e Espaço Público e Comunicação Digital no Departamento de Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa. Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (2013), com menção “DoctorEuropaeus” pelos estudos de doutoramento que realizou na Universidade Autónoma de Barcelona (2008-2011), num projecto doutoral financiado pela FCT.

É pós-doutor pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, onde realizou investigação sobre o escândalo Lava Jato financiada pelo Ministério da Educação do Governo Brasileiro (2014 e 2015). Desde 2016, desenvolve nova investigação pós-doutoral no Centro de investigação Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.UBI), com patrocínio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É investigador integrado do LabCom (UBI), e investigador colaborador do Observare (UAL), do ObservatorioIberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, do Núcleo de Estudos em Mídia e Política da Universidade de Brasília e do Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É autor do livro Esfera Pública e Escândalo Político (Media XXI, 2016), e co-editor da obra Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política (LabCom, 2016). É, também, co-autor do Diccionario Enciclopédico de Comunicación Política, editado pelo Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (Madrid, 2015) e co-editor de (Des) Construindo uma queda: a Mídia e o Impeachment de Dilma Rousseff, livro a ser lançado no final de 2018 pela editora brasileira Insular.