“Queria oferecer à cidade algo de mim”

Susana Sousa tem 24 anos e é licenciada em Turismo pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV). Introduziu o famoso Tuk-tuk na cidade de Viseu, no passado dia 30 de abril, e apelidou-o bem à moda da Graciosa: VISTUK. Agora, organiza tours por vários locais emblemáticos, com o objetivo de dar a conhecer o que o município tem de melhor.

tuk

Como é que uma jovem estudante de Turismo tem a ideia de criar um Tuk-tuk em Viseu?
A ideia começou aos poucos a ser idealizada, porque eu queria oferecer à cidade algo de mim. Embora estivesse a trabalhar, eu não me sentia realizada, e a ideia da Tuk-tuk pareceu-me interessante para implementar em Viseu para dinamizar o turismo.

A licenciatura nesta área contribuiu para a idealização e concretização do projeto? De que forma?
Sim, a licenciatura foi parte essencial, principalmente na área das línguas, pois é preciso fazer traduções e falar as várias línguas dos turistas que Viseu recebe. A unidade curricular de Marketing também é bastante necessária.

Como tem sido a receção dos viseenses ao Vistuk? Quais as principais reações que tem obtido até agora?
Os viseenses estão a achar imensa piada: pedem para tirar fotografias e dizem que pretendem um dia dar uma volta. Nós oferecemos 10% de desconto a todos os viseenses, pois penso que é uma forma de os incentivar a (re)visitar e (re)descobrir Viseu.

Neste momento, e falando um pouco sobre a sua faceta de sonhadora, qual é a sua maior ambição com o Vistuk?
Nós prendemos alargar os horizontes, pretendemos ir mais longe com esta empresa, mas para já estamos focados em a VISTUK dar certo. Um passo de cada vez.

Diga-nos apenas duas palavras que usaria para descrever o Vistuk ao público, e porquê.
VISTUK – VISEU e TUK TUK, dado que foi nestas palavras que me baseei para dar o nome à empresa.

Ana Rita Cabral

Imagem: Tiago Canoso/Revista Descla