“Queremos aproximar os concelhos vizinhos”

O concelho de São João da Pesqueira situa-se no Douro Vinhateiro e é o concelho mais antigo de Portugal, com paisagens deslumbrantes esta pequena vila afirma-se na produção de vinho do Porto e tendo uma das maiores áreas vinícolas de Portugal. O #DaComunicação foi entrevistar o presidente do município de São João da Pesqueira, José Tulha.

tulha

O concelho de S. João da Pesqueira é um dos maiores produtores de Vinho do Porto. Que futuro antevê para o concelho ao nível das áreas da Ação Social, Educação, Cultura e no próprio desenvolvimento do concelho?
A Pesqueira é um dos centros,  em termos de produção de Vinho do Porto. Embora esta seja, no concelho, uma grande fonte de rendimento, temos outras culturas como a amêndoa, o azeite, e, na parte sul, já existe muita produção de maçã. Em relação à ação social, infelizmente estamos numa região do interior, onde a faixa etária idosa se sobrepõe à faixa etária mais jovem. É acima dos 55 anos que se situa a maior percentagem de habitantes do concelho, logo temos de trabalhar para que possamos dar apoio e acarinhar as pessoas mais idosas. No seio das famílias existem cada vez mais dificuldades em dar apoio a quem mais precisa, os idosos. Neste sentido, temos trabalhado com as várias IPSS do concelho para tentarmos oferecer uma panóplia de serviços e de atividades que ajudem o dia-a-dia. Na educação e cultura temos uma biblioteca, que realmente é muito funcional, e com muitas atividades, que muitos jovens frequentam. Tentamos, também, que este concelho se desenvolva de uma forma organizada.

Existe interesse de empresas para se instalarem no concelho de São João da Pesqueira?
A falta de acessos ao litoral vem-nos trancar o interesse das empresas que podiam vir para aqui, sobretudo empresas ligadas ao sector do vinho, mas existe algum interesse por parte de empresas mais ligadas à agricultura.

Como se sabe os acessos a São João da Pesqueira são obsoletos e não existe qualquer acesso direto a uma auto-estrada. Quais os planos do Município para que esta realidade seja mudada?
Temos um projeto que revindicamos desde 2009 e uma das alternativas era aumentar a proximidade com os concelhos vizinhos, ou seja, permitir um acesso mais rápido entre São João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar, visto que, atualmente, para nos deslocarmos até estes centros demoramos entre uma e duas horas. É nossa intenção fazer uma ligação que fosse uma alternativa à atual N-222 e que ligaria diretamente à A24, para que depois as pessoas pudessem escolher se iam para sul ou para norte.

O Município tem apostado na divulgação do que melhor se faz no concelho e, por diversas vezes, já participou em certames e em feiras internacionais. Considera que o turismo no concelho tem vindo a aumentar?
Sim, tem vindo a aumentar. Temos ido à SISAP, à BTL e fomos agora a Barcelona. Em termos turísticos, temos o posto do turismo há cerca de ano e meio, em conjunto com o Porto Norte. É, portanto, um posto dinâmico. Em qualquer parte do norte de Portugal, nomeadamente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro e nas entradas espanholas, temos postos interativos, a partir dos quais qualquer turista tem acesso à informação sobre o concelho. Localmente temos a Vindouro, que já é uma feira de referência.

Existe algum projeto para desenvolver o turismo e captar mais turistas?
Concretamente não temos um projeto fechado, mas tentamos aproveitar todas as possibilidades para que cada vez mais as pessoas visitem a nossa região, sobretudo através do posto de turismo.

O Museu do Vinho, em S. João da Pesqueira, recebeu em 2015 uma menção honrosa, na categoria que distingue o melhor museu português do ano, por parte da Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Como vê esta atribuição?
Na entrega desse prémio na Assembleia da República, eu dizia que costumo ir muitas vezes a Lisboa pedir junto dos governos, uma vez que nós também somos portugueses e que temos necessidades primárias. Normalmente essas necessidades são encaminhadas para segundo plano. Assim eu contava que, pela primeira vez, estava ali porque me convidaram para receber um prémio para um equipamento de São João da Pesqueira, ou seja, houve aqui uma mudança de paradigma, que não era eu que estava ali como autarca para pedir, mas estava lá porque me pediram para ir receber um prémio de um equipamento que foi feito com o nosso trabalho, esforço e perseverança.
Alípio Castro

Imagens: Município de São João da Pesqueira

a