Mangualde recebeu o Vaivém do Oceanário de Lisboa

Entre os dias 27 de Novembro e 1 de Dezembro, a cidade de Mangualde recebeu o Vaivém do Oceanário de Lisboa. Nos dias 27, 28, 29 e 30 de Novembro, professores e alunos foram convidados a compreenderem como o oceano influencia o ser humano, e o impacto que o Homem tem no oceano, a forma como podemos preservar, através de atividades lúdico-pedagógicas. A entrada era livre.

Esta iniciativa “é um projeto de educação ambiental e responsabilidade social. Um projeto criado pelo oceanário de Lisboa em 2005.” A missão do oceanário ao criar este projeto tem como objetivo dar a conhecer aos portugueses o que são enquanto aquário, o porquê desta missão, informar o público do que existe no oceano, quem o habita e a biodiversidade marinha existente.

Tomás Santos, coordenador da organização do Vaivém, explica que, “as sessões que estamos a fazer para o público em geral abordam temas como o conhecimento da biodiversidade marinha no nosso território”.  Ao longo da sessão, os participantes fazem uma viagem pelo oceano atlântico, onde são destacados pontos-chave do nosso território marítimo, tentando perceber o que é que as nossas ações no quotidiano em qualquer ponto do país influenciam na vida marinha. “Qual o impacto daquilo que usamos no dia-a-dia na vida marinha e damos exemplos muito concretos em relação ao plástico”, acrescenta Tomás Santos.

O responsável refere ainda que, o plástico foi “uma invenção fantástica do século XX”. Contudo, a forma como é utilizado e descartado é algo muito preocupante. Acrescenta, por isso, que “o plástico assim que o descartamos é um perigo pois é resistente, leve e duradouro e quando chega ao mar, não desaparece, mas sim fragmenta-se em pequenos pedaços que serve de alimento aos peixes que por sua vez, entram na nossa cadeia alimentar.”  Tomás Santos, finaliza afirmando que, “as duas mensagens que damos sobre o plástico é reduzir a quantidade que usamos e a segunda mensagem é recusar o plástico descartável.”

Ana Rita Silva, bióloga marinha no Oceanário, acrescenta que, “esta campanha de sensibilização dirigida especialmente aos mais jovens manifesta frutos na relação com o plástico. No entanto é importante continuar a estender estes projetos aos mais novos e aos adultos em geral

O Vaivém do Oceanário percorreu cerca de 221 municípios, onde se incluí as regiões autónomas, conseguindo abranger cerca de 265 mil participantes.

 

Texto e imagens: Ana Margarida Rodrigues

a