Encontro Nacional de Politécnicos com maior envolvimento

A Federação Nacional de Associações de Estudantes do Ensino Superior de Politécnicos (FNAEESP) organizou, no passado fim-de-semana, o IX Encontro Nacional de Politécnicos (ENP). O evento teve lugar no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e foi organizado pela FNAEESP, em parceria com a Associação de Estudantes do ISCAC.

Os principais objetivos deste encontro foram políticos e, como diz Tiago Diniz, presidente da FNAEESP, “existem duas componentes principais: a formação para as próprias associações de estudantes (AE) e a auscultação da comunidade em geral”. Pretende-se que haja mais iniciativa, por parte dos estudantes, para que tomem uma posição em relação aos assuntos tratados.

“Os temas, que não estavam na agenda política, as melhores condições proporcionadas às associações e o facto de não existirem custos associados a esta edição” resultaram num maior envolvimento a nível nacional, diz Tiago Diniz.

A sessão de abertura, contou com a intervenção do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. O governante aproveitou para deixar claro que o ensino superior politécnico enfrenta vários desafios, como as suas metodologias de ensino, salientando que “é mais fácil um professor projetar um PowerPoint numa aula, do que falar e aprender com os alunos” e valoriza, ainda, o papel dos dirigentes associativos “quando a história fizer história, de certeza que vai ficar um agradecimento aos dirigentes associativos” conclui.

Pedro Dominguinhos, presidente do Conselho Coordenador dos Politécnicos (CCISP), dirigiu um agradecimento especial às AE’s por lutarem pelos estudantes: “os dirigentes associativos são os mediadores dos interesses dos estudantes perante os institutos, sendo a voz política-educativa dos mesmos”.

Dominguinhos abordou, também, o alojamento estudantil, indicando que o aumento do turismo nas grandes cidades e a pouca intervenção por parte do Estado são os principais fatores para o aumento dos preços do alojamento. “Hoje em dia, o alojamento significa o maior peso no orçamento familiar, do ponto de vista das despesas com o ensino superior”, conclui.

Esta edição do ENP contou com a participação de várias entidades, como Alvário Batista (PSD), Francisco Santos (JP), José Dias (PS), João Queiroz (diretor geral do Ensino Superior), Miguel Miguéns (secretário-geral do Conselho Nacional de Educação), entre outros. Houve também uma maior adesão por parte das AE’s, uma vez que o encontro passou de 30/40 inscrições para uma média de 100 nesta edição.

No último dia teve lugar, na gala de encerramento, um jantar de comemoração do 29º aniversário da FNAEESP.

Texto e imagens: Ana Jorge e Andrea Gonçalves