Secretária de Estado da Educação visitou Agrupamentos de Escolas em Nelas

A secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, acompanhada pelo presidente da Câmara e da Assembleia Municipal e por todos os responsáveis do Município desta área, esteve durante todo o dia de ontem em visitas, contactos  e reuniões, e inteirou-se da situação da educação no Município de Nelas.

Pelas 11h00 procedeu à inauguração das obras de requalificação da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Vilar Seco, escola onde foram feitas obras de valor superior a 150 mil euros, financiadas por fundos europeus em cerca de 83 mil (no âmbito do Centro 2020 e do PT2020) estando o restante a cargo da Câmara Municipal.

As obras foram sobretudo relativas à melhoria da eficiência energética, com mudança de caixilharias, alteração da climatização e iluminação (em grande medida alimentada por painéis fotovoltaicos) e em geral de todas as condições de conforto do interior das instalações.

À inauguração compareceram representantes das entidades financiadoras (Isabel Damasceno, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Nuno Martinho, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões), bem como a diretora regional da Educação do Centro, o presidente da Junta de Vilar Seco e restante executivo, outros presidentes de Junta de Freguesia e autarcas.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Nelas, Olga Carvalho, acompanhada pela restante direção e pelo presidente do Conselho Geral, manifestou a sua satisfação pela requalificação realizada. Já o presidente da Câmara de nelas aproveitou a ocasião para agradecer a todas as entidades o apoio que vêm concedendo ao município, nesta como em outras obras, obras essas muitas delas em fase de conclusão, seja em escolas seja em infraestruturas ambientais ou de reabilitação urbana, um pouco por todo o concelho. Alexandra Leitão reafirmou o empenhamento do Governo na melhoria das condições infraestruturais do setor educativo e enalteceu todo o trabalho da autarquia e do Agrupamento.

De seguida a comitiva deslocou-se à Escola Secundária de Nelas onde teve uma reunião de trabalho com os alunos de ciência política e outras disciplinas, visitou uma exposição de trabalhos alusivos à participação dos mais de 300 portugueses naturais do concelho de Nelas que participaram nas batalhas da Primeira Grande Guerra que se realizaram na Europa e inteirou-se das obras realizadas recentemente ao nível da substituição das coberturas de fibrocimento e das melhorias na biblioteca na Escola Fortunato de Almeida e das necessidades existentes.

O período da tarde foi dedicado a visitar e conhecer a realidade das Escolas do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e a Fundação Lapa do Lobo.

Em Canas de Senhorim a secretária de Estado, acompanhada já também pelo diretor do Agrupamento, António José Cunha, e restantes elementos da direção, e pelo presidente do Conselho Geral, visitou  o Jardim de Infância e contactou com alunos, educadores e auxiliares, assistindo à apresentação das suas representações artísticas. De seguida, deslocou-se para  a Escola Sede do Agrupamento, a Escola Básica do 2º e 3º Ciclos e Secundária, onde a esperavam dezenas de alunos do 5.º e do 12.º ano, simbolicamente o início e o fim do percurso letivo nesta escola, bem como docentes e auxiliares.

Na Fundação Lapa do Lobo o anfitrião foi Carlos Cunha Torres, que fez questão de acompanhar, quer a visita à Fundação, quer o almoço de trabalho realizado no Município. Cunha Torres e restantes colaboradores da Fundação, com a presença também do presidente de Freguesia da Lapa do Lobo,  agradeceram a visita e inteiraram a governante de sua extensa atividade já desenvolvida nos últimos sete anos nos Concelhos de Nelas e de Carregal do Sal. Um trabalho que se centra, em particular, nas áreas da formação, da cultura e do ensino de múltiplas atividades para públicos de todas as idades, atingindo um universo de utilizadores de cerca de 20 mil utilizadores dos serviços e atividades da Fundação.