Secretária de Estado da Saúde inaugurou extensão de saúde de Cabanas de Viriato

Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde e Rogério Abrantes, presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal inauguraram, na tarde da passada sexta-feira, 16 de novembro, a reabilitação da Extensão de Saúde de Cabanas de Viriato.

A cerimónia teve início às 15h00 com a bênção das instalações pelo pároco da freguesia, Carlos Sousa, e contou com a presença de diversas individualidade, entre as quais Lúcia Araújo Silva, deputada da Assembleia da República; António Cabrita Grade, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Dão-Lafões; presidente e membros da Assembleia Municipal de Carregal do Sal; Jorge Saraiva, provedor do Munícipe; presidentes de juntas de freguesia; adjuntos de comando do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão; Ana Araújo e Paulo Catalino, diretora executiva e diretor técnico do Centro de Saúde de Carregal do Sal, diretores e comandantes dos bombeiros de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal, entidades convidadas e munícipes.

Seguiu-se o descerramento da placa, tarefa repartida pela Secretária de Estado da Saúde e pelo presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal que imediatamente a seguir, usaram a palavra.

Primeiro a intervir, Rogério Abrantes, destacou a importância das obras realizadas para a comodidade dos utentes que usufruem daqueles serviços e lembrou, a propósito, a colaboração da Câmara Municipal naquela requalificação (58.500 euros de investimento).

O autarca afirmou que a Câmara Municipal tem colaborado, sempre que possível, com o poder central lembrando, a propósito, a aquisição e aplicação de cerca de 200 lâmpadas no Centro de Saúde de Carregal do Sal e a limpeza das faixas de proteção onde já gastou cerca de 200 mil euros, mas sublinhou, a Câmara Municipal não tem capacidade financeira para resolver tudo. Por isso, aproveitou para sensibilizar e solicitar à representante do Governo a integração de mais recursos humanos para garante da qualidade dos serviços prestados naquele serviço de saúde lembrando que a Câmara tem ajudado a pretende continuar a colaborar, mas a tarefa é mais fácil com ajudas da tutela.

Raquel Duarte, secretária de Estado da Saúde, enalteceu a colaboração da Câmara Municipal e sublinhou que a prioridade do Ministério é garantir condições de maior conforto a profissionais de saúde e a todos os utentes. Dirigindo-se ao Presidente da edilidade, agradeceu a parceria naquela reabilitação e realçou “Temos de trabalhar todos em conjunto; este exemplo é precisamente um exemplo perfeito de colaboração, de equipa, e nunca é demais”.

Por fim, Rogério Abrantes e o presidente da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, Nuno Seabra, presentearam a Secretária de Estado com algumas lembranças. Fernando Campos, agraciou também a representante do Governo com uma peça alusiva à “Dança dos Cus” e com o seu crachá dos Bombeiros Voluntários da de Cabanas de Viriato.

a