Loulé com maior diminuição do IMI

O município de Loulé foi onde o valor de IMI diminuiu significativamente, seguindo-se Albufeira e Porto. Por outro lao, os municípios que apresentaram maior aumento de IMI em 2017 foram Lisboa, Vila Nova de Famalicão e Grândola.

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2017, houve maior diminuição do valor de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) nos municípios de Loulé. Desde o ano de 2016 até ao ano de 2017, notou-se neste município uma diferença de sete milhões de euros. Em Albufeira houve uma diminuição de quatro milhões de euros em 2017. No Porto, a diminuição da taxa que recai sobre o valor patrimonial tributário dos imóveis foi de quatro milhões de euros. Cinfães, Celorico de Basto, Oleiros e Mogadouro apresentam taxas de decréscimo de IMI elevadas.

O município que apresentou maior aumento de IMI em 2017 foi Lisboa, que teve um aumento de receitas aproximadamente de quatro milhões de euros. Vila Nova de Famalicão, Grândola, Braga e Sesimbra apresentaram um acréscimo de receitas de IMI entre meio e um milhão de euros.

 

Texto: Inês Vaz

a