20 municípios com passivo por habitante inferior à média nacional

A Mealhada, distrito de Aveiro, lidera a lista dos municípios com menor passivo por habitante no ano de 2017. Esta cidade apresenta um passivo por habitante de 43,4 euros, menos 573,6 euros que a média nacional. Os três primeiros lugares desta lista são ocupados pelos distritos de Aveiro, Santarém e Lisboa, com os municípios de Mealhada, Benavente e Sintra, respetivamente. Estes dados foram divulgados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, em setembro de 2018.

Do distrito de Viseu existem três municípios com um passivo por habitante inferior a 617 euros (média nacional): Penedono, que ocupa o 7.º lugar no ranking, Cinfães, no 13.º e Satão no 16.º. Penedono apresenta 82 euros de passivo por habitante, enquanto que Cinfães e Satão registam 119,8 euros e 130,1 euros.

Nos últimos lugares da lista encontramos Caldas da Rainha, distrito de Leiria, (com um passivo por habitante de 132,1 euros), Águeda, distrito de Aveiro (com 133,5 euros) e Porto de Mós, distrito de Leiria (com 143,9 euros).

A lista, que conta com 20 municípios, é dominada por concelhos de pequena e média dimensão, sendo que apenas dois dos presentes têm grande dimensão. São eles Sintra, em 3.º lugar e Odivelas (107,3 euros de passivo por habitante), igualmente do distrito de Lisboa, ocupando a 10.ª posição.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses divulga “a análise económica e financeira das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económicos de 2017”, de acordo com os seus autores João Carvalho, Maria José Fernandes e Pedro Camões.

 

Texto: Rafaela Sousa

a