Vinhos e literatura unidos no mesmo festival

O evento enoturístico “Vinhos de Inverno” traz a Viseu, pela quarta vez, o Festival Literário “Tinto no Branco”, que decorre nos dias 7,8 e 9 de dezembro, onde vários nomes da literatura se encontram para uma degustação dos melhores vinhos que Viseu tem para oferecer no Solar do Vinho do Dão.

Este festival conta com mais de 30 eventos e com um cartaz que inclui nomes como Joanne Harris, Mia Couto, Germano Almeida, Olivier Rolin e muitos mais.

Este festival é o mais internacional realizado até hoje, pois conta com bastantes nomes como o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo-Verde. Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu “esta aposta reforça a importância de Viseu no cartaz dos eventos literários ibéricos e terá um natural reflexo na atratividade de públicos.”

Esta edição do Festival conta com um debate da literatura com outros géneros narrativos como o cinema, o teatro, a música e sem esquecer os patrimónios do vinho e da gastronomia. Para além destes debates sobre literatura e vinhos, este festival inclui também workshops de escrita criativa e performances literárias.

A música não podia faltar e coloca em exibição artistas como Luís Severo e a banda Dead Combo com entrada gratuita nos dias 7 e 8 às 22:30h.

O “Vinhos de Inverno” e o “Tinto no Branco” são uma organização do Município de Viseu e da Viseu Marca, tendo a Comissão Vitivinícola Regional do Dão como parceira. São patrocinadores do evento a GALP, a LITOCAR e a Cássia Lignéa.

 

Texto: Marlene Moreira

Imagem: Município de Viseu

a